A polícia de Queensland, na Austrália, prendeu um homem de 26 anos, acusado de ter roubado um ornitorrinco, que levou com ele numa viagem de trem e que exibiu em vários locais públicos.
O homem foi flagrado por câmaras de vigilância, acompanhado de uma mulher e do animal em questão, o que levou a polícia a procurá-lo.
À polícia, foi garantido que o animal teria sido libertado num rio local, mas as autoridades não têm confirmação.
O homem foi condenado a pagar uma multa de 430 mil dólares australianos (cerca de 1,5 milhões de reais). A mulher que o acompanhava também foi ouvida pelas autoridades.
“De acordo com o relatório que foi fornecido [às autoridades], eles exibiram o animal às pessoas no trem, permitindo que o acariciassem”, disse a polícia, citada pela BBC. Já dentro de um shopping, a dupla teria exibido o animal às pessoas que por lá se encontravam.
As autoridades alertaram que “tirar um ornitorrinco da natureza não é apenas ilegal, mas pode ser perigoso tanto para o animal deslocado quanto para a pessoa envolvida se o ornitorrinco for macho, pois eles têm esporas venenosas“.
“Se tiver a sorte de ver um ornitorrinco na natureza, mantenha distância. Nunca lhe faça ‘carinhos’, segure ou pegue nele“, concluíram.
O homem foi acusado de apropriação de um animal classificado como protegido da natureza e manutenção de um animal protegido em cativeiro. Será apresentado a tribunal a 8 de abril.