Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, que será realizado na próxima quarta-feira (19), das 8h às 22h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas.
Serão discutidos temas referente a dignidade humana, diversidade, importância da relação entre cidadania e a formação de crianças e adolescentes, entre outros. Haverá emissão de certificado após o evento.
O evento será aberto para o público geral interessado pelo assunto e para profissionais da Educação, e acontecerá nos três turnos matutino, vespertino e noturno. Cada turno tem um link de inscrição, e o interessado pode escolher qual deles quer participar. As vagas são limitadas a 250 pessoas por turno. As inscrições terminam no dia 17, às 17h.
Com a realização do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Secretaria Municipal de Educação, o seminário busca integrar a comunidade escolar e os professores às discussões sobre práticas de inclusão no ambiente da escola e na comunidade, e sobre a necessidade de evidenciar e compartilhar os direitos dos estudantes.
Haverão conferências formativas e intervenções culturais, com a participação de convidados, como o diretor de Políticas em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), representando o ministro Silvio Almeida, Alex Vargem, e do promotor de Justiça Claudio Malta, integrante do Núcleo da Defesa da Infância e Juventude (NDIJ), do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Para Ednilza Cabral, coordenadora do Núcleo de Diversidade Étnico-Racial (NEDER), da Semed, a expectativa é de que o seminário contribua para o fazer pedagógico dos profissionais da Educação nas escolas.
“O I Seminário de Educação em Direitos Humanos é de grande importância para a rede municipal de ensino de Maceió. Que a partir das discussões e temáticas abordadas esses profissionais possam reconhecer a dimensão humana, considerando suas especificidades, respeitando as diferenças, despertando a consciência crítica e cidadã e, acima de tudo, promovendo uma cultura de paz e valorização da vida”, disse a coordenadora.
Confira abaixo os links para inscrição:
Matutino: https://forms.gle/nVwZwV7YTNdJxz4r5 – 8h às 12h ;
Vespertino: https://forms.gle/QuDqPNNFxCgTB2628 – 13h às 17h;
Noturno: https://forms.gle/GAA6boLtGNVoEciDA – 18h às 22h.
Fonte: Secom Maceió