segunda-feira 25 de novembro de 2024

Fotógrafa apresenta personagens da cultura popular de AL em imagens expostas em outdoors

Exposição ao ar livre 'Artdoor', de Karla Lima, pode ser vista em diversos pontos de Maceió, como Farol, Serraria e AL-101 Sul
Foto: Divulgação

Você já deve ter percebido, enquanto dirigia seu veículo ou passava de ônibus para ir ao trabalho, que há alguns outdoors espalhados por Maceió com fotografias de mestres da cultura popular alagoana. Capoeira, Coco de roda, Fandango, Bumba Meu Boi, Guerreiro, Afoxé, Zeza do Coco, Chau do Pife, personalidades e manifestações culturais marcantes, resistentes no Estado e expostas em grandes telas, que geralmente são utilizadas para propagandas.

Diferente de uma simples publicidade, a exposição dessas fotografias ao ar livre tem um valor poético e inestimável para Karla Lima, fotógrafa há mais de 10 anos e idealizadora do projeto Focografia (@focografia.al). A exposição intitulada “Artdoor” vai continuar acontecendo durante o mês de abril.

Foto: Divulgação

Segundo a profissional, a principal intenção da exposição foi dar notoriedade aos artistas da terra, especialmente aos mestres e fazedores da cultura alagoana.

“Considerando que o outdoor é ainda um meio de publicidade, que tem muita visibilidade, pensei em colocar esses mestres para o público ver, até para ser acessível a quem não tem condições de visitar uma galeria, por exemplo. O projeto tira esse lado tradicional da exposição, que acontece em um local fechado e onde as pessoas vão até ele, e põe o resgate da história no cotidiano delas”, disse Karla Lima.

Karla também contou que a ideia surgiu durante uma discussão em uma mesa de bar em Maceió, conversando com amigos sobre a desvalorização da cultura popular em Alagoas. “E eu queria expor minhas fotos em outdoors porque é algo grande e dá visibilidade aos trabalhos desses artistas”.

Foto: Divulgação

Ainda segundo a fotógrafa, as fotos foram realizadas entre os anos 2014 e 2022, em diversos eventos na capital e no interior de Alagoas, como também em aldeias indígenas, a exemplo dos Xucurus-Kariris. É possível também se deparar com imagens do grupo Afoxé Povo de Exu, às margens de uma via do Benedito Bentes.

“Essa geração de mestres está envelhecendo e percebo que a sociedade alagoana tem deixado essa cultura morrer, não está levando para frente e também não está tendo o sentimento de pertencimento. E essa exposição é importante justamente pelo fato de que tem resgatado a memória da cultura produzida aqui e tem democratizado o acesso à arte. Para mim é gratificante”, revelou a artista.

Os outdoors com as fotografias podem ser vistos na via principal da Cruz das Almas, no Benedito Bentes, na AL-101 Sul sentido Maceió, no bairro da Jatiúca, Mangabeiras, Serraria, Pontal da Barra, Farol, entre outros.

“As pessoas já se encontram exaustas voltando do trabalho, pega todo aquele trânsito e estresse diário, e a exposição vem como um acalanto, um alívio artístico para elas durante essa correria”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *