Um momento especial na venda de produtos das famílias de agricultores e agricultoras vindos dos municípios de Branquinha, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Messias, Maceió e Murici, a Feira é uma realização do Instituto Vale do Sol e do Movimento de Libertação dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MLST), e em suas atividades conta com o apoio de coletivos e instituições, como o ITERAL e a Universidade Federal de Alagoas.
Alimentos resultado do trabalho nas comunidades rurais, produtos de manejo agroecológico e livres de veneno, garantindo à população da parte alta de Maceió acesso e consumo de uma diversidade de alimentos saudáveis a preço justo. E mais: os clientes também encontram na Feira mudas de plantas e outros produtos como doces caseiros, própolis, mel, caldo de cana, bolos, tapioca, pé de moleque, cachaça artesanal e peças de artesanato produzidas por agricultoras artesãs.
Além do escoamento da produção camponesa, a Feira Agroecológica Novo Jardim promove atividades culturais e educativas, ações de promoção à saúde e festival cultural. Para se ter uma ideia, nesta edição, a parte alta de Maceió e toda a população maceioense estão convidadas a participar de uma programação diversa, aprender artesanato, praticar yoga e fitdance, assistir a uma aula de história e conversar com um médico da família sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Isso tudo enquanto consome comida de verdade e fortalece a agricultura familiar.
Destaca-se nessa programação de utilidade pública a visita ecopedagógica que vai acontecer com alunas/os da Escola Municipal Arthur Ramos, que vêm diretamente d cidade Pilar (AL). As visitas ecopedagógicas acontecem em todas as edições, apresentando ao alunado da educação infantil, ensino médio, universitário a possibilidade de se entender enquanto natureza, de aprender a respeitar e valorizar a todos os ecossistemas existentes. Isso acontece pois os alunos estão conhecendo a agricultura familiar, experimentando e tocando em alguns produtos enquanto ouvem explicações sobre seu cultivo e consumo, conhecendo e participando de interações sociais com os trabalhadores rurais e a comunidade onde a feira acontece, além de entender, didaticamente, de que plantar, colher e comercializar se trata de um processo componente de um modelo produtivo.
Isso quer dizer que, na Feira Agroecológica Novo Jardim, os estudantes, do ensino infantil ao superior, são provocados a pensar sociedade, economia e meio ambiente, de forma prática, real e descontraída.
Programação completa
Sexta-feira, 14 de abril
6h30 Exposição e comercialização de produtos agroecológicos
8h30 Visita ecopedagógica com E. M. Arthur Ramos (Pilar, AL) + Mapa das Mudanças Climáticas com a ONG Mural do Clima BR.
10h Show com Gabriela Cravicanela
14h Roda de conversa: Promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, com o médico da família e atualmente vereador por Maceió, dr. Valmir Gomes.
18h Cineclube da Feira
19:30 Aulão de Fitdance com Misterly Estrela
21h Misterly convida: Geninho Playboy
Sábado, 15 de abril
6h30 Exposição e comercialização de produtos agroecológicos
9h Prática de Yoga com Ysa Morada
10h Dia da Arte: Oficinas de macramé com agricultoras artesãs do Coletivo Cores da Resistência
14h -Roda de conversa – “Forró silenciado: Censura, moralismo e preconceito nos porões da Ditadura”, com prof. Anderson Almeida e Profa. Michelle Reis (ICHCA-UFAL)
16h Vivência de Capoeira com C. Mestre Denis Angola e Centro de Capoeira Lua de São Jorge
17h30 Poéticas do Coco Alagoano, com o multiartista José Marcos Topete
19h Pagode de coco alagoano com José Marcos Topete e convidados
22h Poesia Musicada no Pandeiro – Rogério Dyaz e Fagner Dubrow
Domingo, 16 de abril
A comercialização de produtos segue até 11h, podendo ser encerrada antes caso não haja mais estoque.