19 de abril de 2023 11:19 por Da Redação
Por Yuri Ferreira, da Revista Fórum
Dois torcedores do Flamengo foram detidos e condenados ao uso de tornozeleira eletrônica e multa após uma manifestação durante o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, no dia 1º abril.
Segundo informações da torcida Fla Antifascista, os dois flamenguistas que erguiam uma faixa que dizia “morte aos torturadores 1964” foram detidos e encaminhados ao Juizado Especial Criminal.
Lá, os torcedores foram ordenados a não comparecer a jogos do Flamengo, estadia em residência durante jogos do clube, além de uso de tornozeleira eletrônico e multa no valor de R$ 300. As medidas expiram no dia 31 de dezembro de 2023.
A imagem da faixa viralizou nas redes sociais antes do jogo, vencido pelo rubro-negro em um placar 2 a 0. Os dizeres, que foram republicados por páginas como Choquei e virou até notícia, foram alvos de represálias.
“A ação realizada reivindica a nossa própria história! E é amparada pela liberdade de expressão. Nos sentimos contemplados com a mensagem, que leva luz a todos os torturadores que já morreram sem a mínima punição”, disse a torcida Fla Antifascista em postagem nas redes sociais.
“Pedimos todo apoio aos torcedores neste período do pré-julgamento para que não caia no esquecimento esse capítulo triste da história do Brasil, quando as FFAA se viraram da forma mais cruel contra o próprio povo brasileiro – tendo, em seu histórico, matado mais nacionais que estrangeiros”, completou a torcida através de postagem no Instagram.
Confira a postagem da torcida nas redes:
AÇÃO DE TORCEDORES DO FLAMENGO AMPLAMENTE DIVULGADA NA MÍDIA E NAS REDES SOCIAIS VIRA CASO DE JUSTIÇA
Torcedores do Flamengo estão sofrendo punições arbitrárias por uma ação realizada durante o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, no dia 1º abril. pic.twitter.com/Hs22e1EZyN
— Flamengo Antifascista (@FlamengoAntifa) April 16, 2023
1 Comentário
Que tempos! Homenagear torturadores, pode! Condenar torturadores, não pode! Vai Flamengo Antifa!