Os moradores da Grota da Pitanguinha, comunidade atendida pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) esta semana, através do programa Brota na Grota, estão recebendo atividades de educação ambiental, desde segunda-feira (17), na modalidade porta a porta e também dentro do estande do órgão, instalado na região.
As orientações passadas pelos educadores, que contam com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, passam desde diretrizes de como armazenar e disponibilizar o resíduo gerado em sua residência até as opções ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Maceió para o descarte de alguns tipos de materiais, como resíduos das construção civil, móveis inservíveis e recicláveis.
Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, avalia como positiva a recepção dos cidadãos com as orientações passadas pelos educadores.
“Fomos bem recebidos na região, uma grande receptividade dos moradores com a equipe de educação ambiental. Estão ouvindo as orientações passadas e questionando, se interessando em saber mais sobre o funcionamento dos Ecopontos e PEVs”, disse.
Além da educação ambiental, a Sudes também está realizando o recolhimento de lixo descartado de forma irregular na região. Para quem vai ao estande, principalmente as crianças, é possível conhecer um pouco mais sobre a fauna do Parque Municipal de Maceió, com a exposição dos animais taxidermizados, e ganhar uma pintura facial relacionado ao tema.
“Nossos serviços buscam levar mais qualidade de vida para os moradores das grotas que passamos. Mas, acima de tudo, ensinamos eles a cuidarem da comunidade, descartando de forma correta e evitando os transtornos do descarte irregular”, completou a diretora.
Fonte: Secom Maceió