28 de abril de 2023 11:12 por Da Redação
O senador Renan Calheiros (MDB) comunica, através das suas redes sociais, que haverá no dia 8 de maio, no Senado da República, a primeira audiência sobre o caso Braskem. Essa iniciativa do senador é um indicativo de mudança na trajetória de luta que mais de 60 mil vítimas da mineradora vinham travando até o momento.
Na audiência, o governador Paulo Dantas será ouvido, bem como representantes da empresa, vítimas, especialistas e empresários – são mais de 4 mil estabelecidos nos cinco bairros afundados.
No post do senador, há um alerta: serão ouvidos aqueles que “podem ser vítimas em dobro, agora de um calote. Não permitiremos que esse dano permanente na população não seja reparado da maneira correta”.
Marcamos para 08/05 a primeira audiência no Senado para cessar as negociações sobre a Braskem. Ouviremos o governador, representantes da empresa, especialistas e as vítimas que podem ser vitimas em dobro, agora de um calote.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) April 27, 2023
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, segundo o jornal Valor, não teria, até o momento, se reunido com a Novonor para tratar do tema Braskem, disseram duas fontes. A Novonor controla a Braskem com 50,1% do capital ordinário e 38,3% do total. A Petrobras tem 47% das ações ON e 36,1% do total.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse ao Estadão, no início do mês, que atuará no Congresso e com o governo de Alagoas para impedir o avanço de qualquer negociação caso a Braskem não dê uma solução às indenizações para cerca de 200 mil pessoas, em razão do acidente ambiental ocorrido em 2018.