segunda-feira 23 de dezembro de 2024

Hospital do Coração Alagoano oferece consultas especializadas no Ambulatório de Cardiologia

Agendamento ocorre com encaminhamento médico, nas Unidades Básicas de Saúde municipais, através do Sisreg
Hospital do Coração Alagoano conta com consultas especializadas nas áreas de cardiologia clínica, endocrinologia, geriatria, cirurgia cardiovascular e arritmologia | Clara Cleto

Primeiro hospital público de Alagoas especializado e exclusivo para o tratamento de pacientes com doenças cardiológicas, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, oferece consultas especializadas, por meio do Ambulatório de Cardiologia. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade hospitalar foi inaugurada no dia 2 de setembro do ano passado e passou a ser referência cardiológica para os 102 municípios alagoanos.

 

O Ambulatório de Cardiologia do Hospital do Coração Alagoano funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, oferecendo consultas especializadas que, anteriormente, eram de difícil acesso aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema privado. Entre as especialidades disponibilizadas, estão a cardiologia clínica, endocrinologia, geriatria e cirurgia cardiovascular.

Além destas especialidades, o serviço conta também com arritmologia, onde um profissional especializado atende ambulatorialmente os pacientes diagnosticados com distúrbios do ritmo cardíaco. Esta especialidade, aliás, não era oferecida anteriormente no estado, conforme o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.

“O Hospital do Coração Alagoano é um marco para a saúde pública do estado. Éramos um dos poucos estados do Brasil que não contava com um hospital público exclusivo para atendimento cardiológico. Desde setembro do ano passado, além de exames especializados e cirurgias cardíacas, passamos a disponibilizar consultas com especialistas que se somam à assistência cardiológica”, salientou o diretor da unidade hospitalar.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a construção do Hospital do Coração Alagoano foi uma medida acertada do Governo do Estado, porque preencheu uma lacuna existente na saúde pública alagoana. “Esta unidade é um divisor de águas na assistência cardiológica, porque além de cirurgias e exames na área cardiológica, oferece consultas ambulatoriais, facilitando o acesso à saúde para todos os alagoanos”, salientou o secretário.

Acesso

O acesso a essas especialidades acontecem através do agendamento realizado pelo Sistema de Regulação (Sisreg), implantado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gerenciadas pelos municípios. O paciente atendido pelo clínico, que percebeu a necessidade de acompanhamento especializado com alguma dessas especialidades, prescreve o encaminhamento e a consulta ambulatorial é agendada com o cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência do usuário.

No caso do paciente que já é atendido na unidade hospitalar, quando o médico que o assiste percebe que ele necessita de acompanhamento com outra especialidade, faz o encaminhamento automático e ele já sai com a consulta marcada, segundo informou a coordenadora do Ambulatório do Hospital do Coração Alagoano, cardiologista Vauma Garrote.

“Por exemplo, o paciente chegou ao hospital para uma consulta com o cardiologista, mas o profissional percebeu a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar com endocrinologista ou geriatra. Então, esse profissional irá agendar a consulta e o paciente sairá com o agendamento em mãos”, explicou a coordenadora do Ambulatório do Hospital do Coração Alagoano, ressaltando que o serviço conta com uma equipe multidisciplinar preparada, com especialidades que antes não eram oferecidas pelo SUS em Alagoas.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *