1 de maio de 2023 11:10 por Da Redação
A disputa política entre o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), não dá sinal de armistício. Os dois são poderosos na República, por caminhos e meios diversos, mas o embate entre eles, que parece não ter data para acabar, impede Alagoas de se beneficiar da liderança que têm no governo federal.
Historicamente, Alagoas é um Estado cujas lideranças políticas se destacam no cenário nacional, ocupando cargos de poder e decisão.
Porém, com esse duelo entre o senador Renan Calheiros e o deputado federal Arthur Lira, em que, efetivamente, o poder desses dois políticos pode beneficiar Alagoas? A movimentação deles até agora vai na direção de um superar o outro em obras e projetos de desenvolvimento. O diálogo em favor do Estado segue interditado. Essa é a questão central.
A concentração de poder do deputado Arthur Lira visa seus redutos, no que há de mais arcaico, e principalmente, onde possa manobrar pessoalmente. Lamentavelmente, a presidência da Câmara não tem sido exercida no sentido de garantir a democracia e a participação da sociedade.
Lira tem sido, por exemplo, o mais fiel defensor dos piores brasileiros ou estrangeiros que aqui atuam no mercado financeiro. No governo Bolsonaro, avalizou a privatização das estatais nacionais.
Já o senador Renan Calheiros, embora tardiamente, assumiu como principal frente de luta o movimento contra a Braskem. Um problema que, se houvesse entendimento elevado e não prevalecesse a disputa miúda e mesquinha, seria solucionado de forma mais rápida, com o Estado e a cidade de Maceió recebendo o que é de direito, e mais de 60 mil vítimas sendo indenizadas com justiça pelos transtornos e mortes provocadas pela mineradora.
Esse é só um exemplo do que os dois líderes nacionais poderiam fazer pelo estado de Alagoas e sua população.
Arthur x Renan
O deputado Arthur Lira teve sua formação, pessoal e como parlamentar, focada no varejo da atividade política. Entretanto, no desempenho, mostrou sagacidade e competência indiscutíveis. Tendo se profissionalizado e crescido nos escalões da carreira parlamentar de baixo clero, hoje, é protagonista na República.
Seu caminho foi trilhado por entre os escaninhos das casas legislativas, até adentrar com firmeza, na Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados. Daquele momento em diante adquiriu expertise para transacionar politicamente com os seus pares, o que lhe conferiu os poderes que o catapultou até à Presidência da Câmara Federal, por dois mandatos. O autoritarismo é a marca da sua personalidade, fato reconhecido por seus pares.
Seu oponente, o senador Renan Calheiros, tem origem nas lutas estudantis e nos movimentos de Esquerda, durante a ditadura militar. Muda de posição, mas procura não se afastar das pautas de interesse da maioria da população, defendendo políticas públicas e os direitos dos trabalhadores.
O senador Renan Calheiros é, reconhecidamente, um dos parlamentares comprometidos com o Estado Democrático de direito. Em todos os momentos é uma das primeiras vozes na defesa da democracia e na condenação ao fascismo. Essa, inclusive, uma marca de sua gestão, por quatro mandatos, como presidente do Senado.
2 Comentários
Essa escória que está se formando em Maceió com Lira Jhc,e outros com objetivo de ocupar a prefeitura por mais quatro anos vai ter bias surpresas com a raposa velha do Renan
Essa escória que está se formando em Maceió com Lira Jhc,e outros com objetivo de ocupar a prefeitura por mais quatro anos vai ter
boas surpresas com a raposa velha do Renan