10 de maio de 2023 10:42 por Da Redação
Desde os atos de vandalismo de 8 de janeiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, entrou na mira da extrema-direita. É o ministro de Estado que mais compareceu a audiências no Congresso Nacional em quatro meses no cargo, sempre a convite da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e do Senado, e da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.
Aos senadores, Dino revelou que tem 54 convites feitos pelas duas casas legislativas, numa média de uma audiência por semana. É uma aposta que só vem trazendo prejuízos para os extramistas, dadas a capacidade intelectual e argumentativa do ministro, que tem derrubado, em fileira, os deputados e senadores oposicionistas.
Os bolsonaristas ficam atordoados ao serem rebatidos na sua inconsistência técnica e política, além da primária é calamitosa indigência intelectual, em alguns casos, com nítido analfabetismo funcional.
Confesso que gostei. Sonhos de infância não morrem jamais. ???????? pic.twitter.com/MuJ4nKXaGS
— Flávio Dino ???????? (@FlavioDino) May 10, 2023
Os mais visíveis e risíveis foram os deputados e ex-membros dos ministérios público Estadual de Alagoas e Federal do Paraná, deputados Alfredo Gaspar de Mendonça e Deltan Dallangnol, e o ex-juiz e senador Sérgio Moro. Os três foram triturados com elegância, humor e conhecimento técnico-jurídico.
Quando provocado por Moro, Dino respondeu de maneira enfática: “Eu sou uma pessoa honesta, eu sou ficha limpa, eu fui juiz e nunca fiz conluio com o Ministério Público, eu nunca tive sentença anulada. E por ser um juiz honesto, por ter sido um juiz honesto, por ter sido um governador honesto, é que eu não admito que ninguém venha dizer que eu tenho que ser preso”, afirmou.
Assista:
Se a estratégia de extrema-direita é cansar o ministro Dino, até agora não surtiu o efeito que se pretende. Ao contrário, fez com ele fosse para a ofensiva e, de fato, tem se sobressaído na mídia corporativa e na internet. Do outro lado do alambrado, os extremistas procuram editar vídeos distorcendo o conteúdo das falas de Flávio Dino.
Até o momento, Dino tem nocauteado os seus adversários e fazendo valer o principio democrático de que o Parlamento é o local, por excelência, onde se discute os assuntos de interesse da sociedade.