O Partido Comunista Brasileiro em Alagoas (PCB) manifestou solidariedade às famílias camponesas do Acampamento Mandacaru, localizado no município de Traipu, que estariam sofrendo tentativas de intimidação e ameaças por parte de latifundiários e políticos da região.
Segundo o partido, lá são produzidos alimentos como milho, feijão, palmas e são criados pequenos animais. “Em contrapartida, vem sofrendo e resistindo, há quase 20 anos, aos ataques de latifundiários da região de Traipu, das forças policiais e ao abandono do Estado. Além disso, a violência acomete toda a vida que ali existe, visto que os jagunços estão invadindo área de reserva ambiental para realizar queimadas e desmatamento ilegal, o que denuncia as violações de direitos em defesa da vida humana e não humana ali presentes”, diz a nota do PCB.
“As famílias que ali vivem estão efetivando e assegurando um dever constitucional, qual seja, o da função social da terra, além da produção e distribuição popular, nutritiva e acessível de alimentos. De tal modo, nós do PCB-AL, não apenas prestamos nossa solidariedade ao Acampamento Mandacaru, como também alertamos para os absurdos e abusos levados em conta pelos desejos do capital e os seus representantes, que de forma alguma abrem mão dos seus mínimos e egoístas interesses”, denuncia a sigla.