A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, na manhã desta terça-feira (30), inspeção em um restaurante localizado no bairro Cruz das Almas e encontrou irregularidades na rede de esgotamento. Na ocasião, a equipe de fiscais do órgão avaliou a situação como condição insalubre, com riscos à saúde do consumidor e interditou o estabelecimento.
Segundo o coordenador da Visa, Airton Santos, o estabelecimento é reincidente em infrações sanitárias. A equipe de fiscalização já havia realizado visitas no local, orientando sobre os padrões a serem seguidos.
“Foi solicitado várias vezes aos representantes do restaurante sobre as normas e a solução do ambiente insalubre. O esgoto e a caixa de gordura onde fazem a manipulação de alimentos, possuíam riscos sanitários eminentes e mesmo com a notificação, quando retornamos, ainda continuavam com as irregularidades,” informa.
De acordo com Airton Santos foi necessário a interdição do estabelecimento e os proprietários vão responder a um processo administrativo, podendo pagar multa entre R $180,00 a R $19 mil.
As fiscalizações da Vigilância Sanitária de Maceió acontecem diariamente com o intuito de promover a segurança e a diminuição de riscos à saúde do consumidor. Entre os padrões observados estão as formas adequadas de manuseio, armazenamento e refrigeração, equipamentos de proteção individual (EPI’s), higienização do ambiente e dos alimentos, além de prazos de validade dos produtos comercializados nos locais.
Como denunciar?
O consumidor pode denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, ligando para o número (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Fonte: Secom Maceió