A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa às escolas da rede pública de Maceió que o Projeto Resgate à Infância 2023, do Ministério Público do Trabalho (MPT), está com inscrições abertas. As escolas que pretendem participar da edição deste ano devem se inscrever até a próxima segunda-feira (05), por meio deste link. Podem participar do prêmio estudantes do 4º e 5º anos, abordando a temática do trabalho infantil, e do 6º e 7º anos sobre a profissionalização do adolescente.
O prêmio receberá inscrições em quatro categorias por grupo: conto, desenho, música e poesia. A premiação tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações culturais, de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, utilizando atividades literárias, artísticas e culturais.
As escolas que participam do projeto recebem o material físico a ser trabalhado em sala de aula e podem concorrer ao prêmio. No ano de 2022, os alunos das equipes vencedoras foram premiados com tablets e fones de ouvido. Os orientadores e coordenadores do projeto nas escolas dos alunos contemplados também foram premiados.
Este ano, o programa será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). “A principal missão deste projeto é o resgate da infância, fazer com que os alunos não trabalhem em sua infância. Mas, sabemos que às vezes só a formação na educação não é suficiente, muitos desses alunos precisam trabalhar porque não têm comida. Por isso, faremos um trabalho conjunto com a Semas mostrando para a comunidade escolar, principalmente os pais, sobre as ações que a prefeitura desenvolve para ajudar as famílias em vulnerabilidade”, pontuou Natércia Lopes, coordenadora geral de Centros e Núcleos da Semed.
Histórico de sucesso
Em 2022, três estudantes da Escola Municipal Pedro Suruagy, do Tabuleiro do Martins, ficaram em 1º lugar na categoria música, e dois alunos da Escola Municipal Audival Amélio da Silva, do São Jorge, receberam o 2º lugar na categoria conto. Além de receberem o prêmio de 1º lugar na etapa estadual, os alunos do Tabuleiro também conquistaram o 2º lugar na etapa nacional na categoria música.
A Escola Municipal Pedro Suruagy tem histórico de destaque no projeto. Nas últimas edições também recebeu premiação na categoria música. Em 2018 ficou com o 2° lugar e em 2019 foi a campeã, representando Alagoas em Brasília.
Fonte: Secom Maceió