Os vereadores por Maceió do Partido Verde (PV) têm sido as ovelhas desgarradas da Federação Brasil da Esperança (FEB), que inclui o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Na Câmara Municipal, a FEB conta com os “verdes” Eduardo Canuto, Cláudio Moreira (Cal) e Gaby Ronalsa, além do petista Dr. Valmir Costa.
Diante da orientação da Federação de fazer oposição ao prefeito JHC, mirando as eleições do próximo ano, Canuto vem radicalizando o discurso contra o presidente Lula (PT) e em defesa das ideias da extrema-direita, mostrando-se um bolsonarista de carteirinha.
O objetivo, ao radicalizar, é ampliar os seus votos junto ao eleitorado extremista da capital e, no limite, ser expulso sem correr risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Porém, em abril de 2024, a legislação abre uma “janela” para quem deseja mudar de sigla. É certo que os vereadores do PV mudem de partido.
Canuto já definiu que vai sair e o Partido Verde (PV) já apontou que aceitará a decisão sem traumas.
No plenário da Câmara, ele tem revezado o discurso bolsonarista com Leonardo Dias (PL), ajudando a compor a bancada da extrema-direita.
O ex-lutador exerceu a liderança do governo Rui Palmeira durante os dois mandatos do ex-prefeito. É um politico profissional que procura sobreviver com esse tipo de articulação para se manter junto do poder.
O constrangimento causado por esses vereadores “verdes” tem incomodado a militância e a direção da Federação Brasil da Esperança. “A hora de expulsar das nossas fileiras os bolsonaristas é essa”, disse em off um dirigente da FBE.
Veja o posicionamento da Federação em relação ao governo JHC:
FEDERAÇÃO NÃO APOIA O BOLSONARISTA JHC EM MACEIÓ
Os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança em Alagoas – PT, PV e PCdoB – se reuniram na última semana para reiterar que os seus filiados e detentores de mandato na Câmara de Vereadores de Maceió assumam a postura de oposição à gestão do prefeito JHC, filiado ao Partido Liberal (PL), que tem como o seu principal representante o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A Federação deixa claro que os partidos que a compõem têm uma postura crítica à conduta bolsonarista praticada pelo prefeito de Maceió, e orienta que da mesma forma atuem todos os seus parlamentares na Câmara Municipal.
Quem vive a realidade dos contrastes se depara, de um lado, com a capital do pior atendimento na saúde básica do país, da baixa cobertura da vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19. E, do outro, com apoio milionário destinado à escola de samba do Rio de Janeiro, e com excesso de shows milionários e desproporcionais. De um lado, uma cidade cheia de engarrafamentos, enquanto vários problemas complicam o dia a dia do maceioense.
A Federação Brasil da Esperança em Alagoas entende, ainda, que as decisões tomadas pelo prefeito JHC seguem a mesma linha de raciocínio adotada no mandato de Jair Bolsonaro, quando o ex-presidente incentivou a não- vacinação, descredibilizou a ciência, desrespeitou os direitos humanos, adotou condutas de ataques aos movimentos sociais, além de não negociar com o trabalhador os direitos garantidos por lei.
A Federação orienta seus vereadores para que sigam com o mesmo objetivo da legenda em promover embates no campo da oposição para mostrar à população da capital a verdadeira face bolsonarista de JHC, e o desmantelo das políticas públicas nos dois anos de gestão à frente da Prefeitura de Maceió.
PV – PT – PCdoB
1 Comentário
Eduardo Canuto sempre foi da extrema direita e o PV mesmo tendo conhecimento da postura deste vereador nunca tomou as atitude, ele é Leonard dias é o que se tem de pior na Câmara de Maceió,dois oportunistas, carreiristas sem compromisso com o povo.