quinta-feira 9 de janeiro de 2025

Vereadores do Partido Verde não largam o osso e devem deixar sigla

Federação Brasil da Esperança determina oposição ao prefeito JHC, mas, parlamentares radicalizam rumo ao bolsonarismo
O vereador Eduardo Canuto | Secom Maceió

Os vereadores por Maceió do Partido Verde (PV) têm sido as ovelhas desgarradas da Federação Brasil da Esperança (FEB), que inclui o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Na Câmara Municipal, a FEB conta com os “verdes” Eduardo Canuto, Cláudio Moreira (Cal) e Gaby Ronalsa, além do petista Dr. Valmir Costa.

Diante da orientação da Federação de fazer oposição ao prefeito JHC, mirando as eleições do próximo ano, Canuto vem radicalizando o discurso contra o presidente Lula (PT) e em defesa das ideias da extrema-direita, mostrando-se um bolsonarista de carteirinha.

O objetivo, ao radicalizar, é ampliar os seus votos junto ao eleitorado extremista da capital e, no limite, ser expulso sem correr risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Porém, em abril de 2024, a legislação abre uma “janela” para quem deseja mudar de sigla. É certo que os vereadores do PV mudem de partido.

Canuto já definiu que vai sair e o Partido Verde (PV) já apontou que aceitará a decisão sem traumas.

No plenário da Câmara, ele tem revezado o discurso bolsonarista com Leonardo Dias (PL), ajudando a compor a bancada da extrema-direita.

O ex-lutador exerceu a liderança do governo Rui Palmeira durante os dois mandatos do ex-prefeito. É um politico profissional que procura sobreviver com esse tipo de articulação para se manter junto do poder.

O constrangimento causado por esses vereadores “verdes” tem incomodado a militância e a direção da Federação Brasil da Esperança. “A hora de expulsar das nossas fileiras os bolsonaristas é essa”, disse em off um dirigente da FBE.

Veja o posicionamento da Federação em relação ao governo JHC:

FEDERAÇÃO NÃO APOIA O BOLSONARISTA JHC EM MACEIÓ

Os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança em Alagoas – PT, PV e PCdoB – se reuniram na última semana para reiterar que os seus filiados e detentores de mandato na Câmara de Vereadores de Maceió assumam a postura de oposição à gestão do prefeito JHC, filiado ao Partido Liberal (PL), que tem como o seu principal representante o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Federação deixa claro que os partidos que a compõem têm uma postura crítica à conduta bolsonarista praticada pelo prefeito de Maceió, e orienta que da mesma forma atuem todos os seus parlamentares na Câmara Municipal.

Quem vive a realidade dos contrastes se depara, de um lado, com a capital do pior atendimento na saúde básica do país, da baixa cobertura da vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19. E, do outro, com apoio milionário destinado à escola de samba do Rio de Janeiro, e com excesso de shows milionários e desproporcionais. De um lado, uma cidade cheia de engarrafamentos, enquanto vários problemas complicam o dia a dia do maceioense.

A Federação Brasil da Esperança em Alagoas entende, ainda, que as decisões tomadas pelo prefeito JHC seguem a mesma linha de raciocínio adotada no mandato de Jair Bolsonaro, quando o ex-presidente incentivou a não- vacinação, descredibilizou a ciência, desrespeitou os direitos humanos, adotou condutas de ataques aos movimentos sociais, além de não negociar com o trabalhador os direitos garantidos por lei.

A Federação orienta seus vereadores para que sigam com o mesmo objetivo da legenda em promover embates no campo da oposição para mostrar à população da capital a verdadeira face bolsonarista de JHC, e o desmantelo das políticas públicas nos dois anos de gestão à frente da Prefeitura de Maceió.

PV – PT – PCdoB

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

1 Comentário

  • Eduardo Canuto sempre foi da extrema direita e o PV mesmo tendo conhecimento da postura deste vereador nunca tomou as atitude, ele é Leonard dias é o que se tem de pior na Câmara de Maceió,dois oportunistas, carreiristas sem compromisso com o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *