12 de junho de 2023 10:27 por Da Redação
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, nesta segunda (12) e terça-feira (13), uma avaliação diagnóstica com todas as escolas da rede, envolvendo estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A atividade faz parte das ações visando a engajar os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2023, cuja prova será aplicada de 23 de outubro a 3 de novembro.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O Sistema permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
No intuito de preparar os alunos para a prova, as escolas estaduais aplicam simulados que seguem o modelo da avaliação nacional, abordando as competências das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais, Jacielma Pereira, essas ações são estratégias pedagógicas de grande importância para o alcance das metas do SAEB 2023.
“Todas as escolas da rede estadual estão sendo orientadas a aplicar simulados de preparação para o Saeb deste ano. Nós estamos trabalhando com os articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos para que as escolas sejam incentivadas a realizar essas ações de mobilização, visando ao alcance das metas estabelecidas e proporcionando, assim, um resultado de sucesso”, destaca.