Por Neirevane Nunes Ferreira de Souza*
A Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes, empresa que pretende implantar uma Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico no Porto de Maceió, já possui histórico de crimes ambientais em Alagoas. A antiga Profertil, localizada no município de Santa Luzia do Norte, adquirida pela Timac Agro, sempre apresentou problemas ambientais tanto no subsolo quanto na camada atmosférica em que era instalada a Unidade de fabricação de ácido sulfúrico (H2SO4).
A população de Santa Luzia do Norte já fez várias denuncias inclusive sobre casos de pessoas estavam morrendo por insuficiência respiratória devido a poluição atmosférica causada por elevados níveis de substâncias químicas emitidas pela Profertil Produtos Quimicos e Fertilizantes Ltda. Pois, essa indústria iniciou sua operação na Fabricação de Fertilizantes desde o ano de 1966.
Em julho de 2018, moradores do município de Satuba, na região metropolitana de Maceió, e de cidades próximas sentiram-se incomodados com um cheiro forte, que segundo eles já sentiam há anos. O odor de enxofre estava vindo da fábrica de fertilizantes Timac Agro, localizada em Santa Luzia do Norte, que fica vizinha. Segundo a matéria do TNH1( 31/07/2018) a Câmara de Vereadores de Satuba havia entregue anteriormente à empresa um ofício endereçado ao diretor na época Cláudio Carvalho solicitando esclarecimentos sobre os resíduos químicos lançados na atmosfera e quais esforços são feitos para melhorar a qualidade de vida nas duas cidades.
De acordo com os vereadores de Satuba no ano de 2015 já havia sido entregue um primeiro documento onde questionaram a quantidade de poluentes no ar e se isso coloca em risco a saúde da população. Ainda segundo a matéria do TNH1 os vereadores afirmaram ser um problema antigo, que os moradores reclamavam de ardência nos olhos e dificuldades para respirar. A Timac Agro já foi autuada e multada pelo IMA há alguns anos, mas recorreu na justiça. Havia muito mais informações disponíveis na rede de busca em 2018 sobre a Profertil/Timac Agro, imagens da fabrica, trabalhos acadêmicos como relatórios de estágio, TCC, Dissertações, mas na data atual não encontramos mais esses materiais disponíveis.
Diante disso, é de fundamental importância que as autoridades competentes façam uma investigação sobre as atividades da empresa em Alagoas, exigindo um estudo de monitoramento geomorfológico subterrâneo na área do entorno da antiga unidade de fabricação de ácido sulfúrico para verificação da qualidade entre camadas profundas (perfil do solo, da água e do ar), ajuizando perfuração de vários poços.
*É bióloga e especialista em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal)