A Prefeitura de Maceió iniciou nesta semana a implantação de mais uma Estação Elevatória, que faz parte do Projeto Renasce Salgadinho, no Riacho do Sapo, no bairro do Poço.
O equipamento tem como principal objetivo bombear os efluentes, através da tubulação, até a estação elevatória central, que está sendo construída dentro do Vale do Reginaldo, para que posteriormente, os efluentes sejam encaminhados para a sede da companhia de esgotamento sanitário, no bairro Prado.
Neste primeiro momento, a equipe está executando reparos estruturais no espaço que irá receber o equipamento e outros serviços iniciais para que outras intervenções possam iniciar com segurança. Ao longo da obra, outras intervenções serão desenvolvidas.
A coordenadora do Programa Maceió Tem Pressa, Lavínia Tenório, falou sobre a importância de mais uma etapa da obra que se inicia e explicou como irá funcionar o processo.
“Iniciamos mais uma etapa desta importante obra ambiental da nossa capital. Através das tubulações que já foram implantadas ao longo de diversas vias, e também das estações elevatórias, iremos encaminhar os efluentes para o destino correto. Nessa etapa inicial não temos a previsão de interdição total no trecho onde as obras ocorrem, mas é possível que em alguma situação seja necessária uma rápida interdição. Pedimos paciência por parte dos maceioenses, pois é uma extensa obra e que em breve trará grandes benefícios”, disse Lavínia Tenório, coordenadora executiva da Unidade Gestora do Programa (UGP).
Renasce Salgadinho
O Projeto Renasce Salgadinho está orçado em R$ 76,4 milhões, e os recursos são fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF). Além de garantir uma requalificação ambiental, o projeto conta ainda com mais de 20 intervenções, beneficiando assim, mais de 300 mil maceioenses.
Fonte: Secom Maceió