domingo 24 de novembro de 2024

Prefeitura de Maceió mantém linha de cuidados para pessoas com diabetes

Saúde Municipal atua na promoção de ações educativas e oferta de assistência integral à população
Atendimento de pacientes com diabetes | Ascom SMS

Na rede de Saúde de Maceió, o diabetes é combatido por meio de um trabalho diário que envolve inúmeras ações educativas e oferta de assistência integral à população, com atividades que vão desde a prevenção até o tratamento da doença.

Dentre os serviços ofertados aos maceioenses, a Saúde dispõe das Unidades de Saúde com profissionais qualificados que promovem grupos com atividades de promoção à saúde com oficinas, dinâmicas, palestras para ampliar o conhecimento da comunidade sobre o diabetes. Para o atendimento desses pacientes é ofertada uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, nutricionistas e outras especialidades, com atendimentos de segunda a sexta-feira para pessoas com diabetes de risco baixo ou moderado.

Já para pacientes com alto ou muito alto risco de complicações decorrentes da doença, a Saúde dispõe do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC).

Situado no Bloco B do Pam Salgadinho, a unidade atende pacientes que apresentarem complicações decorrentes dessas três doenças. O local conta com equipe multiprofissional composta por profissionais como angiologistas, cardiologistas, endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico.

Tem acesso ao serviço, o usuário que é encaminhado, por meio de relatórios de referência e contrarreferência, pela unidade de saúde que já faz o acompanhamento da doença do paciente.

“A função do CEDOCH é qualificar o atendimento já ofertado à população na Atenção Primária, ou seja, acolhemos os pacientes com quadros mais graves da doença e proporcionamos um atendimento diferenciado com total monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Fazemos, então, uma prevenção intitulada de secundária, pois evitamos que o usuário evolua para complicações extremamente graves como uma neuropatia, pé diabético ou até amputação de membros”, explicou Camila Moura, gerente de Atenção às Doenças Crônicas de Maceió.

Atividades físicas

As atividades físicas também são incentivadas como forma de estímulo ao bem-estar e promoção da saúde. Para isso, a SMS oferece os Núcleos de Atividades Físicas, projeto que têm a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis.

As atividades dos NAFs acontecem dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos. Maceió conta com Núcleos distribuídos no Vergel do Lago, Jacintinho, Feitosa, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Velho, Rio Novo, Salvador Lyra, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Guaxuma e Ponta da Terra. Todas as atividades realizadas são supervisionadas pelos profissionais que atuam nesses locais.

Fonte: Secom Maceió

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *