sábado 28 de dezembro de 2024

Descarte de drogas no mar pode estar afetando comportamento dos tubarões

Segundo dados revelados pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, correntes marítimas já transportaram mais de 6.000 toneladas de cocaína para a costa da Flórida
Pacotes de droga jogados no mar podem estar afetando a vida marinha, especialmente a dos tubarões | Shutterstock

Via portal Hardcore

Uma preocupante descoberta vem chamando a atenção de pesquisadores dos Estados Unidos. Pacotes de droga jogados no mar podem estar afetando a vida marinha, especialmente a dos tubarões, considerados um dos maiores predadores dos oceanos.

Segundo dados revelados pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, correntes marítimas já transportaram mais de 6.000 toneladas de cocaína para a costa da Flórida, resultado do descarte realizado por traficantes em suas tentativas de fugir das autoridades durante o transporte das drogas ilícitas.

Diante dessa preocupante situação, o biólogo marinho Tom Hird e a cientista ambiental Tracy Fanara decidiram investigar o impacto dessas drogas no documentário intitulado “Cocaine Sharks” (tubarões da cocaína, em tradução livre). A produção tem como objetivo analisar de que forma a cocaína e outras drogas descartadas no mar afetam os animais marinhos e, em especial, os tubarões.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores acompanharam a vida marinha em seu ambiente natural e buscaram identificar possíveis efeitos das drogas no comportamento dos animais. Durante mergulhos de pesquisa, notaram comportamentos estranhos em algumas espécies de tubarão.

Um exemplar da espécie tubarão-cabeça-de-martelo, que geralmente é tímido em relação a humanos, surpreendeu ao se aproximar do grupo de pesquisadores, nadando de forma aparentemente “desequilibrada”. Outro espécime, um tubarão-cinzento, foi visto nadando em círculos e fixando o olhar em um ponto vazio, sem qualquer objeto presente.

Para compreender melhor a reação dos tubarões aos pacotes de droga, os cientistas também realizaram experimentos fora do mar. Eles jogaram pacotes semelhantes aos da droga para observar o comportamento dos animais em relação a eles. Surpreendentemente, os tubarões se aproximaram e atacaram imediatamente os pacotes, chegando até mesmo a levar uma embalagem consigo.

Apesar dos achados intrigantes, os pesquisadores não conseguiram detectar exatamente quais efeitos a droga pode causar aos animais nem comprovar por amostras biológicas o consumo dessas substâncias pelos tubarões.

Tom Hird, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, ressaltou a importância de compreender a profundidade dessa questão: “A história mais profunda aqui é a forma como os químicos, fármacos e as drogas ilícitas estão entrando nas nossas vias marítimas, nos nossos oceanos, e quais efeitos eles podem causar nesses ecossistemas tão delicados”, declarou em entrevista ao jornal Science Today.

Os cientistas, contudo, fazem um alerta para a necessidade de se estudar mais profundamente esse fenômeno e tomar medidas para proteger o ecossistema marinho e a vida marinha, especialmente os tubarões, que desempenham um papel crucial no equilíbrio dos oceanos.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *