O Poder Judiciário de Alagoas lançou a ferramenta Gabinete Virtual, nesta quinta-feira (27). A ferramenta permite que advogados, procuradores e representantes do Ministério Público agendem reuniões por videoconferência com os juízes das unidades judiciárias do estado.
O link para o aplicativo web está disponível em banner na página inicial do site do Tribunal de Justiça (acesse aqui).
Ao permitir que a marcação do atendimento ocorra de forma simples e rápida, a inovação deve melhorar a comunicação entre os operadores do Direito e os magistrados, como afirma o presidente do Tribunal, desembargador Fernando Tourinho.
“Os operadores terão a oportunidade de dialogar mais rapidamente, e por outro lado não haverá paralisação do serviço da unidade. O presencial também é fundamental, todavia a gente não pode abrir mão dessa ferramenta virtual, que permite um serviço mais ágil”, afirmou Tourinho.
A ferramenta foi desenvolvida pelo JustInova – Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. O projeto do aplicativo foi coordenado pelo juiz Antonio Rafael Casado, auxiliar da Presidência. Ele enfatizou a importância de todos os magistrados se cadastrarem no sistema.
“É muito importante que todos os magistrados façam o seu cadastro, disponibilizando as datas em que eles estarão aptos para fazer esse atendimento, facilitando o acesso do advogado que representa o jurisdicionado”, ressaltou o juiz.
O Gabinete Virtual se relaciona com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, das Nações Unidas, mas também está em consonância com os ODSs 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).
Em caso de dúvidas, operadores do Direito e magistrados podem entrar em contato com a Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do TJAL (Telefone: 4009-3166). As regras para a utilização do Gabinete Virtual estão definidas na Resolução TJAL nº 16/2023.