Nesta sexta-feira, 11, a atual diligência da Comissão Parlamentar do Inquérito (CPI) realizou visitas em zonas da Reforma Agrária em Alagoas, na cidade de Atalaia. Figuras políticas do Partido dos Trabalhadores (PT), também acompanharam todo o processo.
A comitiva enviada para o munícipio de Atalaia busca por apurações de informações sobre o curso de Agroecologia da Universidade Federal de Alagoas, que tem a colaboração com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, a PRONERA.
Um dos deputados representantes da extrema-direita em Alagoas, Fábio Costa (PP-AL), numa iniciativa de criminalizar o MST, salientou a necessidade de visitar e investigar os assentamentos da antiga Usina Ouricuri, fazendo também o trajeto pelos assentamentos Milton Santos, Jaelson Melquíades e Chico do Sindicato.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra denuncia a rota em um local não planejado, sendo proibida a entrada da imprensa e metade da comunidade nos lugares visitados. Em nota, a assessoria do MST diz: “Entendemos que os problemas estruturais para os camponeses e camponesas são também de responsabilização do Estado, que deveria assegurar políticas públicas efetivas de resolução para questões de moradia, educação, saúde pública e o conjunto de direitos que são negados diariamente aos trabalhadores e trabalhadoras. A narrativa dos deputados bolsonaristas busca em vários momentos responsabilizar os limites estruturais à organização dos camponeses, numa tentativa de se distanciar de suas responsabilidades como parlamentares.”
Confira o vídeo da visita: