18 de agosto de 2023 2:03 por Da Redação
Uma reunião, realizada na manhã desta sexta-feira, 18, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), reafirmou a relação da Prefeitura de Maceió com os órgãos que formam a Coalização. A aliança reúne entidades públicas e privadas para acompanhamento de soluções acerca do fenômeno geológico que atingiu bairros na capital, em defesa de projetos destinados à melhoria da mobilidade urbana em Maceió.
Com os recursos disponibilizados para o município, os órgãos que integram a Coalizão entendem que projetos voltados para o planejamento urbano devem ser priorizados. A reunião foi com o prefeito João Henrique Caldas e dirigentes da Federação das Indústrias, Associação Comercial de Maceió, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) , do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e do Sebrae/AL.
“Esse é o momento de modernizar a capital, com investimentos que nos façam superar as dificuldades atuais em termos de mobilidade. Precisamos de obras que solucionem os problemas de trânsito, que modernizem o nosso sistema viário”, disse o presidente da Federação das Indústrias, empresário José Carlos Lyra de Andrade, ao prefeito João Henrique Caldas.
Presente à reunião de modo virtual, pois participa de eventos do comércio em João Pessoa (PB), o presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, também argumentou em favor do uso dos recursos, pagos ao município pela Braskem, em planejamento urbano. Para ele, é fundamental criar novas vias de tráfego, e neste sentido apontou o sistema viário do bairro do Mutange como uma prioridade. “Temos que dotar Maceió de um planejamento estratégico, com atenção para a mobilidade urbana”, afirmou o dirigente da ACM.
Por sua vez, o prefeito JHC destacou a importância da Coalizão para superação das questões relacionadas ao afundamento dos bairros. Ele informou que sua gestão já tem planos para os recursos que o município recebeu, e que está analisando tecnicamente o que é ideal para a cidade.
Entre os projetos já elaborados, JHC citou a construção de um viaduto no bairro Benedito Bentes, uma nova via para o Aeroporto Zumbi dos Palmares, a ligação entre a Via Expressa e o bairro Santa Lúcia, o alargamento da Avenida Durval de Góes Monteiro, e a implantação de transporte coletivo em corredores de alta demanda (BRT’s) na Via Expressa e na Avenida Fernandes Lima. Estes, ressaltou o prefeito, já em andamento.
Ao final da reunião ficou acertado que haverá um novo encontro, desta vez com a apresentação, pelo prefeito JHC, dos projetos já definidos na área de desenvolvimento urbano, e dos projetos que as entidades que formam a Coalizão consideram necessários ao desenvolvimento da capital alagoana.
Participaram também o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Fontenelle, o diretor de Transportes e Trânsito, André Costa, e o procurador-geral do município, João Lobo. Pela Coalização, participaram o presidente do Sinduscon, José da Silva Nogueira Filho, o presidente do Crea/AL, Roberto Jorge Chaves de Barros, e o advogado Luciano Guimarães.
Fonte: Assessoria