Você conhece alguém que já teve diverticulite? Sentiu alguma dor na barriga e ficou com medo desse ser o seu problema?
O que são os divertículos?
Todos os órgão do sistema digestivo (esofago, estômago, intestino delgado e grosso), podem ser comparados a uma tubulação, como se ela tivesse duas camadas, uma camada interna (mucosa) e a camada externa (muscular). Porém a camada muscular não é contínua, ela é uma espécie de teia, que possui espaço entre as fibras musculares, e por meio desses espaços, com o passar da idade e alguns fatores de risco, como o tabagismo e obesidade, uma parte da mucosa pode passar por entre as fibras e formar um “saquinho”, e essa bolsa é o que chamamos de divertículo. Isso pode ocorrer em todos os órgãos do tubo digestivo, mas isso é mais comum no intestino grosso.
A diverticulite ocorre quando um ou mais divertículos do intestino grosso ficam inflamados, ou infectados, geralmente a principal causa dessa inflamação é a obstrução por pequenos pedaços de fezes endurecidas ou alimentos.
Sintomas
Os principais sintomas da diverticulite estão relacionados com dor na barriga.
É importante suspeitar de diverticulite em pacientes com mais de 40 anos que apresentem dor abdominal. A dor começa ao redor do umbigo e depois de algumas horas essa dor pode se espalhar e se concentrar no lado esquerdo do abdômen, essa localização é muito importante e está associada à doença. Outros sintomas podem incluir febre baixa, enjoo e vômitos.
Demais sintomas que podem estar presentes e que são sinais de complicações da diverticulite são:
- Parada da eliminação de fezes. Isso pode acontecer pois uma parte do intestino delgado, que vai até a região que está inflamada, fica grudada nessa região e dificulta a passagem de gases pelo intestino;
- Fezes e ar na urina. A inflamação causa uma espécie de comunicação entre o intestino grosso e a bexiga;
- Peritonite (inflamação da membrana que envolve a cavidade abdominal). Ela ocorre quando essa bolsa rompe e o conteúdo de dentro do intestino acaba caindo dentro da cavidade abdominal. Um sinal de peritonite é quando a dor piora quando a pessoa solta a região que está apertando. A dor também piora quando tosse ou bate o pé com força no chão.
É importante saber que a diverticulite apresenta essas complicações em 25% dos casos, um a cada quatro. Se você tem 40 anos, e principalmente acima dos 50 anos, e esses sinais forem identificados, é extremamente importante procurar atendimento médico no pronto-socorro.
Para mais informações, assista o vídeo no canal Doutor Ajuda.
Fonte: Brasil 61