quinta-feira 24 de outubro de 2024

Alagoas contará com o primeiro curso de doutorado em Fonoaudiologia do Nordeste

Programa de Pós-Graduação da Uncisal, em nível de mestrado, já é considerado uma referência no país por sua relevância acadêmica e científica Uncisal, UFPB e UFRN
Fachada da Uncisal | Ascom Uncisal

Após quadruplicar seus programas de pós-graduação stricto sensu em cinco anos, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) comemora mais uma conquista acadêmica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) aprovou, na segunda-feira (28), a oferta do primeiro curso de doutorado em Fonoaudiologia na região Nordeste, com a participação da instituição.

O programa de pós-graduação será disponibilizado em associação com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon), em nível de mestrado, já é considerado uma referência não apenas no Nordeste, mas também no Brasil por sua relevância acadêmica e científica.

De acordo com Mara Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, a aprovação do primeiro doutorado acadêmico da universidade e primeiro do Nordeste é resultado de esforços conjuntos realizados por técnicos, professores e gestores tanto das três instituições quanto de órgãos de fomento, que disponibilizaram a estrutura adequada para a ampliação do programa ao qual a Uncisal se associou em 2020.

“Na perspectiva da Uncisal, não podíamos ter melhor trajetória: um grupo de docentes com alta produtividade acadêmica, ligados ao laboratório de pesquisa Latec; uma gestão que valoriza à pós-graduação stricto sensu e apoia seus projetos; uma equipe na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação com responsabilidade, habilidade e vontade de fazer a diferença; a associação com grandes universidades, como a UFPB e UFRN; além do apoio da Fapeal desde o início.  Não podia ter outro resultado: a conquista do nosso primeiro doutorado acadêmico”, ressalta a pró-reitora da Uncisal.

Juliane Cabral, supervisora de Pós-Graduação Stricto Sensu, destaca o fortalecimento da área ao longo dos últimos anos. “Essa sem dúvida é uma conquista muito importante para a universidade, porque este é o nosso primeiro doutorado acadêmico próprio. A aprovação é fruto do fortalecimento dos pesquisadores envolvidos no programa, que, juntos com os integrantes de outras instituições submeteram a proposta à Capes e, agora, obtiveram mais essa vitória”, expõe a supervisora.

Conforme  Pedro de Lemos Menezes, professor, pesquisador e coordenador local do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, a aprovação do doutorado acadêmico tem um significado especial para todos os fonoaudiólogos de Alagoas e da região Nordeste. “Até então, era necessário sair do estado e da região para cursar um doutorado. Foi o que aconteceu comigo e com a maior parte dos professores da Uncisal. Ou então, buscar um programa afim. Agora, isso não é mais necessário”, expõe.

O professor acrescenta: “Infelizmente a gente teve um movimento de retração, num passado recente. A aprovação desse doutorado mostra um grupo de pesquisadores, composto não só pela Uncisal, mas pela UFPB e pela UFRN, que vem se destacando, que vem promovendo ciência, capacitações e formando pessoas, e que está em expansão. Nosso programa conta hoje com cinco pesquisadores por produtividade, o que demonstra sua relevância”, conclui Pedro de Lemos Menezes.

Se depender da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o doutorado acadêmico em Fonoaudiologia é apenas o primeiro de muitas conquistas. “Tudo o que nós conquistamos nos últimos anos mostra que é possível que nossa universidade cresça ainda mais, pois já temos um excelente ‘case’ de sucesso. Que esse exemplo possa inspirar outros grupos de pesquisadores a seguirem esse caminho. A equipe da Propep estará sempre ao lado para caminharmos juntos”, conclui a pró-reitora Mara Ribeiro.

Fonte: Agência Alagoas

 

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *