sexta-feira 10 de janeiro de 2025

Quando a melhor escolha é não fumar: conheça os malefícios do tabagismo para a saúde bucal

Dentista alerta população sobre os riscos do cigarro, que pode provocar doenças graves em vários órgãos do corpo, inclusive na boca
Reprodução

Doenças cardiovasculares, infecções respiratórias, úlceras, impotência sexual, hipertensão e diabetes são alguns dos inúmeros prejuízos do cigarro para o organismo. Dados do Ministério da Saúde apontam que o percentual total de adultos fumantes no Brasil é de 12,6%, o que representa mais de 26 milhões de pessoas no país.

Além de provocar doenças graves em vários órgãos do corpo, o consumo do tabaco também pode afetar a saúde bucal, conforme destaca Cristiano Domingos, dentista da Hapvida Interodonto.

“As substâncias nocivas do cigarro, como a amônia e a nicotina, são extremamente nocivas à saúde e afetam diretamente a mucosa da boca, que fazem a absorção delas. Além disso, a fumaça produzida dificulta a cicatrização e diminui a eficiência do nosso sistema imunológico, tornando o fumante mais propenso ao desenvolvimento de doenças virais, bacterianas e fúngicas”, destaca o profissional.

Câncer de boca e doença periodontal

O dentista Cristiano Domingos | Assessoria

Cristiano Domingos lista as principais doenças bucais que podem ser causadas pelo tabaco e afirma que a gravidade das patologias pode ser determinada pelo tempo e número de cigarros consumidos por dia. “O câncer bucal é comum e afeta o corpo de um modo geral, podendo se estender para o pulmão e outros órgãos importantes. Lesões na cavidade oral ou nos lábios que demoram para cicatrizar, e manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua devem acender o sinal de alerta”, diz.

A doença periodontal, por sua vez, caracterizada por ser uma infecção que afeta a gengiva e outras estruturas que compõem a boca, também pode ser causada pelo fumo e, além de provocar sangramentos, também pode levar à perda dos tecidos de sustentação dos dentes.

“O diagnóstico precoce é muito importante, pois, sem o devido controle, a patologia leva a perda óssea gradativa e os dentes ficam moles, caem ou então precisam ser extraídos”, explica o dentista. Outros malefícios do cigarro para a saúde da boca incluem mau hálito, alterações no paladar e olfato, e amarelamento ou escurecimento dentário, que também afeta a estética do sorriso.

Frequência de consultas com o dentista

Além de parar de fumar, que é o principal cuidado com a saúde bucal, o odontólogo Cristiano Domingos também recomenda visitar regularmente o dentista. Para pessoas não fumantes é indicado que as consultas ocorram, pelo menos, a cada 6 meses. Para quem fuma, o intervalo de tempo tende a ser menor pelos diversos fatores de risco aos quais o paciente está exposto.

“O ideal é que você não experimente o cigarro devido aos diversos prejuízos que ele provoca para a saúde. Mas, se você já fuma, procure abandonar o tabaco e mantenha um acompanhamento rigoroso com um profissional da sua confiança para receber um cuidado ainda mais intenso com a sua saúde”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *