sexta-feira 10 de janeiro de 2025

Projeto de educação indígena da Uneal é apresentado na Universidade do Porto

Professor da universidade foi convidado a participar de seminário internacional em Portugal
Educação escolar indígena na Uneal tem exercido forte efeito na formação de crianças e adolescentes | Arquivo Pessoal

O projeto “Todo índio tem Ciência”, coordenado pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Aldemir Barros foi convidado a participar do IV Seminário Internacional CAFTe/ XIV EIFORPECS, que se encerra hoje, 13 de setembro, na Universidade do Porto, em Portugal.

Na ocasião, serão apresentados os curta-metragens “Todo índio tem Ciência” sobre a Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Celestino, com a presença da professora indígena xukuru-kariri Rosângela Queiroz, e o curta-metragem “Jiripancó: escola do nosso eu”, que também contará com a presença do representante do povo Jiripancó, Maurício dos Santos.

Rosângela é graduada pelo Programa de Licenciatura Intercultural Indígena Prolind, e Maurício é graduando no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Clind), ambos ofertados pela Uneal, com o primeiro em parceria com o governo federal, enquanto o segundo sendo o único curso no Brasil financiado com recursos do governo estadual.

“À distância, a gente consegue ver o potencial da Uneal porque o Clind é um programa maravilhoso que forma os indígenas e tivemos essa oportunidade de trazer professores indígenas (para a Universidade do Porto). Isso faz muita diferença. Todo mundo está discutindo aqui essa questão da educação e justiça social. A Uneal faz isso através do Clind”, analisou o professor Aldemir Barros.

Também será apresentado o projeto de Iniciação Científica “Escolas indígenas e o conhecimento contra-hegemônico: mapeamento de processos e práticas pedagógicos-curriculares e efeitos reais – todo o índio tem ciência”, na sessão de comunicação oral pela bolsista Pibic/Fapeal Layza Emanuelle.

Parceria

O coordenador do projeto, professor doutor Aldemir Barros, destaca a importância de estabelecer parcerias institucionais que viabilizem diálogos científicos, necessários à formação acadêmica. Ele relatou que o convite para o evento foi realizado pelo professor Paulo Marinho, da Universidade do Porto, com quem tem firmado parcerias para desenvolvimentos dos projetos cinematográficos.

O professor doutor Paulo Marinho por sua vez  observa que “a escola tem uma importante missão, que é a obrigação de promover justiça social dos sujeitos que tiverem a oportunidade de por ela se envolver e passar”.

Escolas indígenas em Alagoas

A educação escolar indígena tem exercido forte efeito na formação de crianças e adolescentes, sobretudo, quando os professores indígenas adaptam o currículo às necessidades locais no que se refere a conteúdo e método. Atualmente, as escolas indígenas são geridas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Alagoas, contabilizando 17 unidades localizadas nas aldeias indígenas, distribuídas em 5 gerências regionais de ensino. Estas escolas atendem a formação no ensino fundamental e médio, a depender da região e aldeia. Envolve diretamente boa parte da população em suas atividades, o que permite vislumbrar seu impacto na comunidade.

Fonte: Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *