sexta-feira 10 de janeiro de 2025

Saúde capacita equipes para campanha de multivacinação

Capacitação nos oito distritos sanitários de Maceió visa aprimorar o fluxo de trabalho e planejamento da campanha, definida para o período de 30/09 a 14/10 e que tem como público-alvo crianças e adolescentes
Coordenação Técnica de Imunização (CTI) tem realizado capacitação que visa aprimorar os fluxos de trabalho e cobertura vacinal no Município | Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação Técnica de Imunização (CTI), promove ao longo desta semana uma série de capacitações para Unidades de Saúde dos oito Distritos Sanitários. Os treinamentos visam pensar estratégias para aumentar as coberturas vacinais das crianças e realizar um alinhamento para a campanha de multivacinação. Ontem, foi a vez de servidores do 6° e do 3º Distritos Sanitários serem capacitados. Nesta terça-feira (12), será a vez dos servidores do 4º Distrito.

A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, falou sobre a importância da realização dessa capacitação e planejamento.

“Ao longo dessa semana estão sendo realizadas oficinas com as unidades de Estratégia de Saúde da Família. E na terça-feira da semana que vem, dia 19, vamos dar início aos trabalhos com as unidades de demanda. O objetivo deste trabalho é informar sobre o Microplanejamento (MP) para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), a fim de realizar a melhoria nas coberturas vacinais. Nesse encontro também fizemos um alinhamento sobre a Campanha de Multivacinação”, informou Eunice Amorim.

A campanha de Multivacinação, está programada para acontecer entre os dias 30 de setembro a 14 de outubro, e tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos de idade e engloba todas as vacinas que são necessárias tomar nessa faixa etária. “A Campanha de Multivacinação não é dose adicional, se trata de uma atualização da caderneta, é um chamamento a nível nacional para dar foco na importância de manter a caderneta atualizada”, explicou a coordenadora técnica de Imunização de Maceió.

Foto: Ascom SMS

Nesses encontros a equipe da Imunização tem apresentado a importância de realizar o Microplanejamento (MP), que se trata de uma metodologia simples e de baixo custo que toma por base as características locais da população-alvo, suas condições geográficas, sociais, culturais e demográficas da área de abrangência da Unidade de Saúde, Equipe Saúde da Família e suas salas de vacina. Esse planejamento ajuda na execução, monitoramento, supervisão e avaliação das atividades de vacinação.

Sobre o Microplanejamento

O processo de MP tem como objetivo as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) para o resgate da altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis.

O processo de MP é uma das etapas das Avaq que se desenvolve de forma ascendente (de baixo para cima nos níveis hierárquicos do sistema de saúde), iniciando no nível local e subindo até o nível nacional. De fato, o MP inicia-se nas unidades de saúde, nas quais se operacionalizam as estratégias e as ações de vacinação para alcançar a população-alvo. Essa atualização irá acontecer em todos os distritos sanitários da capital.

Fonte: Secom Maceió

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *