A produção de macaxeira da agricultura familiar em Arapiraca e região vai ter dois dias especiais dedicados aos sabores na próxima semana, em 21 e 22 de setembro, quando será realizado no município o I Festival Gastronômico da Macaxeira. O evento é uma parceria entre Sebrae Alagoas, Prefeitura de Arapiraca e a Instância de Governança do Turismo do Agreste e acontece no Empresarial Luiz Alfredo, localizado na Avenida Ceci Cunha, 641.
O objetivo é promover a cultura local, impulsionar o turismo e destacar a importância da raiz tuberosa como um dos principais produtos agrícolas da região. Durante os dois dias, restaurantes convidados vão oferecer aos consumidores pratos preparados, obrigatoriamente, só com macaxeira.
“O cardápio já está elaborado e vai contar com as receitas mais tradicionais, como o caldinho de macaxeira, escondidinho e vaca atolada, até algumas outras mais elaboradas, gourmetizadas. Vamos ter o ‘estou te vendo de macaxeira’, que é o contrário do tradicional escondidinho. Ele vai ser com macaxeira agregando carne de sol, crisps e cebola. Teremos ainda o caldo de macaxeira com filé de siri e caldo de macaxeira com charque”, revela Susylane Ferreira, analista do Sebrae Alagoas.
Pães, bolos, tortas e pudins complementam o menu de iguarias tendo a macaxeira como ingrediente principal. “Alguns restaurantes criaram pratos novos e outros estão levando itens do próprio restaurante, que geralmente são os mais pedidos desses estabelecimentos. Tem locais que são referências em pratos com macaxeira e outros estão inovando. Mas todos eles estão trabalhando com preço único do que for comercializado no local”, explica.
Cachaça e artesanato
Além dos restaurantes, o I Festival Gastronômico da Macaxeira terá um estande da Rota da Cachaça, outro trabalho desenvolvido pela Instância de Governança do Agreste juntamente com o Sebrae Alagoas e a Setur. “Teremos quatro cachaçarias e uma cervejaria com produtos da região. E também o estande do artesanato, trabalhado junto com o Sebrae, comercializando os seus artigos”, diz Susylane.
O festival terá impactos positivos na economia, cultura e sociedade de Arapiraca, atraindo turistas e beneficiando micro e pequenas empresas dos setores hoteleiro, bares, restaurantes e comércio. Essa é a expectativa de Clébson Moreira, analista do Sebrae na região.
“Além disso, o evento promoverá a visibilidade dos produtores rurais de macaxeira, incentivando a produção e comercialização do produto”, destaca. “O Sebrae oferece apoio aos produtores rurais da cadeia por meio de consultorias gerenciais e tecnológicas, programas de capacitação, seminários e outros eventos em colaboração com instituições parceiras”, completa.
Clébson Moreira lembra ainda que a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) retomou as reuniões da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados, visando discutir ações estratégicas para fortalecer o setor da mandiocultura em Alagoas. O Sebrae também participa dessa iniciativa.