Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas vão desenvolver dor lombar em algum momento da vida. Para o ortopedista Flávio Tenório, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a dor lombar é quase um “rito de passagem”. O profissional, no entanto, explica que existem formas de amenizar o desconforto na região inferior das costas.
“Formas de suavizar essa dor vão desde um descanso bem merecido, passando por medicamentos, até aquele momento mágico de uma sessão de fisioterapia. E, para quem está aberto, a acupuntura e a quiropraxia também têm se mostrado ótimas companheiras nessa jornada”, afirmou.
Segundo o ortopedista, o desconforto pode aparecer e ir embora, assim como permanecer, configurando um problema de saúde crônico. “A dor pode ser provocada por aquele movimento mais entusiasmado na aula de dança, ou pela postura não tão amiga ao trabalhar. Outras causas incluem situações mais complexas, como hérnia de disco ou osteoartrite”.
Prevenção
Flávio Tenório reforça a importância do autocuidado. Ter atenção à postura, fazer alongamento e manter um estilo de vida equilibrado são ações que as pessoas devem colocar em prática para evitar as dores lombares.
“Cada corpo é único e, às vezes, tudo o que ele quer é ser ouvido. Então, ao primeiro sinal de desconforto, que tal dar um alô para um profissional de saúde? Ele pode ser seu melhor parceiro nessa dança”.
Fonte: TJAL