A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) iniciou o processo seletivo interno para compor o quadro de coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de ensino, conforme Edital N° 03/2023, publicado no Diário Oficial do Município, da última quinta-feira (5), em edição extraordinária. Acesse aqui.
As inscrições tiveram início no dia 2 de outubro e vão até o dia 20 deste mês. O servidor em exercício da função de coordenador pedagógico terá função gratificada fixada no valor de R$ 700 reais, em conformidade com a Lei Nº 7.386 Maceió -AL, de 30 de maio de 2023.
Além dos servidores que já exercem a função de coordenador pedagógico, também poderão participar do processo seletivo professores que tiverem interesse em assumir o cargo, inclusive os que estão em readaptação, desde que atendam aos requisitos previstos no Edital.
O processo seletivo interno será composto por sete etapas de caráter classificatório e eliminatório. Entre elas, estão a fase da inscrição, mediante preenchimento de formulário, validação de inscrição pelo Conselho Escolar, abertura de processo pela unidade de ensino ou sede/Semed no Sistema Unificado de Processos Eletrônico- Supe, análise de documentos e entrevistas, além da publicação dos classificados e distribuição das funções gratificadas por instituições de ensino, seguindo o critério de número de turmas e da carga horária dos candidatos classificados.
O processo seletivo está sob a responsabilidade da coordenação geral de gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Educação, por meio da comissão de trabalho para a realização do processo seletivo interno para a composição do quadro de coordenador pedagógico e implantação da função gratificada, conforme a Lei Municipal Nº 7.386, de 30 de maio de 2023.
O objetivo do processo seletivo interno, segundo a responsável pela comissão de trabalho do processo seletivo, Edilene Lucas, vai além da composição do quadro para a necessidade atual de coordenadores pedagógicos da rede municipal.
“A proposta é, também, ter uma reserva técnica de profissionais selecionados para assumir as carências que surgem a todo momento, seja por um servidor que precise se afastar, momentaneamente, seja por servidores que se aposentam”, revelou.
Ainda segundo ela, com esse processo seletivo interno, a Semed terá o quadro de coordenadores pedagógicos em exercício com dados atualizados, facilitando, assim, todo o processo de implantação da função gratificada, conforme a Lei Nº 7.386/2023.
Requisitos
Segundo Edilene Lucas, para disputar a função gratificada, o candidato precisa preencher alguns requisitos como ser profissional efetivo de cargo especialista em educação ou exercer cargo de professor da rede pública municipal de ensino.
Ela explica que outros requisitos também são importantes e fazem parte do Edital como possuir licenciatura plena em pedagogia, licenciatura em qualquer área de conhecimento da educação básica, ter concluído o estágio probatório, estar em efetivo exercício das atividades correspondentes ao cago de professor, possuir no mínimo dois anos de experiência na etapa ou modalidade como professor ou coordenador entre outras disposições.
O processo seletivo interno terá validade de dois anos a contar da data da publicação, podendo ser prorrogado por igual período.
Dúvidas e outras informações podem ser respondidas pelo e-mail ctpsi@semed.maceio.al.gov.br
Fonte: Secom Maceió