O senador Renan Calheiros tem pressa em reestruturar o diretório municipal do MDB de Maceió. O deputado federal Rafael Brito foi escolhido para dirigir o diretório da Capital.
Outubro parece, para o emedebista, o mês da virada do partido em direção às eleições de 2024. Brito reuniu-se com os vereadores filiados à sigla para saber quem ficará na oposição ao prefeito JHC.
Essa é a decisão mais difícil para os parlamentares tomarem, imediatamente. Os cargos na Mesa Diretora da Câmara, as benesses destinadas pela prefeitura fazem parte de dois acordos que podem ser entendidos como distintos: o voto na eleição da Mesa Diretora e a participação como base de sustentação do prefeito
A decisão de “limpar” a legenda já foi tomada. O prazo tem sido anunciado, agora, resta saber quem fica e quem vai sair. A ação que serviu como teste de fidelidade aconteceu com a denúncia feita ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas sobre a compra, pela Prefeitura de Maceió, do Hospital do Coração de Alagoas por R$ 266 milhões.
Dos cinco vereadores que assinaram o pedido de investigação junto ao TCE, apenas dois são emedebistas: Fernando Holanda e José Márcio Filho. Dos outros três, Alan Balbino e Joãozinho são do PSD e Gaby Ronalsa do PV.
O poder de atração exercido pelos governos é magnético e devem ocorrer nos próximos dias rodadas de negociações individualizadas, objetivando a permanência na legenda dos vereadores em condições mais favoráveis do que as oferecidas pela Prefeitura de Maceió.
Segundo foi noticiado, os vereadores Silvânia Barbosa, Luciano Marinho e Brivaldo Marques querem um tempo para pensar, mas, Chico Filho e Olívia Tenório comunicaram que irão mudar de partido. O vereador Galba Netto, presidente da Câmara, tem sua saída do partido dada como certa.
O deputado Rafael Brito terá mais uma frente de trabalho para se ocupar juntamente com o senador Renan Calheiros na estruturação da oposição ao prefeito JHC.
A Presidência Municipal do MDB é a sinalização dada pelo senador Renan aos aliados de que Rafael Brito é uma das apostas para 2024. Esse jogo nem sempre é dito com clareza, mas, os sinais emitidos pelo cacique do MDB alagoano indicam que o caminho será este.
1 Comentário
Vamos assistir mais uma quebra de braços entre dois grupos que não conseguem desenvolver Maceió em nenhum segmento