A Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que trata das diretrizes de segurança para operação de máquinas e equipamentos, foi o tema do terceiro encontro deste ano promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) com profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho e gestores de empresas alagoanas.
Para a palestra realizada na noite dessa terça-feira (10), no auditório da Casa da Indústria, o Sesi/AL trouxe o engenheiro de Segurança no Trabalho João Carlos Pires Campos, que atua na Gerência de Infraestrutura e Suprimentos (GIS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). Com 14 anos de experiência na área, ele participou do processo de revisão da NR-12.
Durante a apresentação, João Campos fez um alerta sobre a importância da Norma Regulamentadora para a saúde e a segurança dos trabalhadores. “Os maiores problemas causadores de acidentes são máquinas sem dispositivos de proteção ou dispositivos de proteção que foram bypassados, foram burlados, foram removidos, muitas vezes, pela manutenção, com o tempo, e não são repostos. E aí acaba expondo o trabalhador a uma situação de risco maior”, afirmou.
O engenheiro ainda explicou que investir no treinamento dos trabalhadores é indispensável para reduzir o número de acidentes com máquinas e equipamentos. O Sesi, acrescenta, desenvolve um papel essencial na promoção da saúde e segurança do trabalho ao trazer informação qualificada para a Indústria local. “Além disso, o Sesi tem esse papel importante de ir lá e dar assessoria, de fazer acompanhamento, tudo com uma condição muito diferenciada para as Indústrias”, concluiu.
O coordenador de SST do Sesi Alagoas, Kledson Cavalcante, afirmou que a palestra teve o objetivo de trazer esclarecimento visando reduzir o número de acidentes de trabalho. “A iniciativa do Sesi busca trazer esse conhecimento para dentro da comunidade, para os seus clientes, para os seus personagens de segurança, para que eles se atualizem, não só na norma, mas também nas boas práticas que ocorrem no país e possam com isso garantir um trabalho mais seguro para todos”, destacou.
Fonte: Assessoria