A Polícia Militar de Alagoas acaba de iniciar uma nova ação de formação continuada, desta vez, 31 militares passam a ter aulas no Curso de Vistoriador de Viaturas Militares (CVVM). A turma é composta por militares com graduações que vão de soldado a subtenente. O CVVM é desenvolvido pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O objetivo é capacitar as praças da Corporação para executar o serviço ordinário de vistoriador das frotas das unidades e subunidades da corporação.
A aula inaugural aconteceu nessa terça-feira (17) na Academia de Polícia Militar. A cerimônia foi presidida pelo diretor da DEIP, coronel Walter do Valle, que representou o comandante-geral coronel Paulo Amorim e, na ocasião, destacou a necessidade de especializar os policiais militares para executarem o serviço ordinário de vistoriador da frota das unidades.
“No cotidiano da instituição, sobretudo do serviço operacional, o papel do vistoriador é de grande relevância. Ele é o militar responsável pelo controle e uso devido das viaturas realizando a inspeção e avaliando suas condições de manutenção e conservação, evitando assim o emprego de viaturas que não tenham condições de uso, auxiliando o oficial de serviço da unidade nos assuntos referentes às viaturas de serviço, fiscalizando os motoristas, socorrendo as viaturas avariadas e informando as alterações envolvendo os veículos”, contou o coronel.
A mesa de honra foi composta ainda pelo comandante do CFAP, tenente-coronel Sílvio Lúcio; pelo Chefe da Divisão Técnica do CFAP, capitão Gustavo e pelo capitão Diogo Buarque, comandante do Corpo de Alunos da unidade de ensino. O momento de honra e continência do veterano contou com a participação do subtenente da Reserva Remunerada (R/R), Alan Galdino. O militar homenageado dedicou anos de serviço com excelência à área de motomecanização.
A palestra de abertura foi proferida pelo sargento Manassés Mesquita, referência na corporação nas temáticas de trânsito, condução de viaturas e campos afins. O Curso de Vistoriador terá uma duração prevista de cinco semanas de curso, totalizando 130 horas-aula envolvendo matérias como Noções de motomecanização, Normas sobre viaturas próprias e locadas, Normas de trânsito, Identificação veicular entre outras disciplinas distribuídas nas modalidades presencial e remota.
Fonte: Agência Alagoas