27 de outubro de 2023 9:06 por Da Redação
Com o reconhecimento a seu valor como político e cidadão, o sepultamento do ex-deputado federal Eduardo Gomes Bomfim, nesta terça-feira, 24, no Cemitério Parque das Flores, em Maceió, foi marcado pela emoção. Estiveram presentes expressões da política alagoana, como o ex-governador Teotônio Vilela Filho, do Poder Judiciário, como o desembargador José Carlos Malta Marques, e inúmeras lideranças dos movimentos sociais de Alagoas.
Os presentes se despediram de Eduardo Bomfim relembrando sua trajetória, iniciada no movimento estudantil na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), passando pela militância em defesa dos Direitos Humanos, até chegar ao Parlamento. Além de deputado estadual, Bomfim foi deputado federal, representando Alagoas na Assembleia Nacional Constituinte, fazendo história nas lutas pela redemocratização do Brasil.
Um dos primeiros a falar na cerimônia, o desembargador Malta Marques relembrou a amizade com o ex-deputado, que remota à adolescência como estudantes do Científico, como era chamado o Ensino Médio, até à Universidade, como alunos do curso de Direito da Ufal. “Um homem honrado, um grande amigo” – despediu-se o magistrado.
Outras manifestações de reconhecimento vieram do viçosense Aldo Rebelo, que foi deputado federal por São Paulo durante cinco mandatos, e de Ênio Lins, ex-secretário de Cultura e de Comunicação do governo alagoano, militantes do PCdoB, partido ao qual Bomfim era filiado. O ex-vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira, esteve presente e falou sobre o amigo e companheiro.
Os familiares, como a esposa Selma Bomfim, o irmão, Pedro Nélson, filhos e netos acompanharam emocionados a despedida de um homem público reconhecido por sua ação política em defesa da democracia e da cidadania.
O ex-deputado federal constituinte Eduardo Gomes Bomfim faleceu na última segunda-feira, 24, de um infarto fulminante.