A Praça Multiventos, na orla da Pajuçara em Maceió, e a Serra da Barriga em União dos Palmares, voltam a ser palcos do evento afro-cultural Vamos Subir a Serra, que chega à 7ª Edição, no mês de novembro de 2023. Na capital alagoana, a celebração em alusão ao dia da Consciência Negra acontece entre os dias 10 e 15 do próximo mês. Já na cidade da Zona da Mata alagoana, as atividades serão realizadas entre os dias 16 e 18.
O projeto é realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, uma entidade do movimento negro alagoano, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).
O Vamos Subir a Serra impulsiona e dá visibilidade à cultura afro-brasileira, bem como atua no fomento ao empreendedorismo afro, quilombola e indígena, expondo as potencialidades, os talentos, as criações, os produtos e serviços da população negra alagoana, que encontra no evento um meio de fortalecer seus trabalhos.
Além disso, o Vamos Subir a Serra promove debates, discussões, palestras, oficinas, capacitações, com o objetivo de levar a maceioenses e turistas temas sobre racismo, memória da população negra, ancestralidade, políticas públicas afirmativas, educação antirracista, dentre outros.
A coordenadora do Anajô e do projeto, Valdice Gomes, acredita que o evento vem se consolidando a cada ano como promotor do afro-turismo e de valorização da história e da cultura do povo negro fazendo com que o Vamos Subir a Serra atraia ainda mais maceioenses e turistas neste ano. Para ela, o momento é, inclusive, um condutor de conhecimento que pode ser bem utilizado pela comunidade escolar e acadêmica.
“A nossa expectativa é que a população alagoana e os turistas que visitam Maceió compareçam ao evento, e aproveitem os momentos de transmissão de conhecimentos, entretenimento e a riqueza da diversidade afro cultural que estaremos oferecendo. Chamamos atenção da comunidade escolar, dirigentes, professores e alunos para as mesas de debate, oficinas, lançamento de livros, que podem gerar trabalho escolar, inclusive”, afirma Valdice Gomes.
O Vamos Subir a Serra terá feira de afro-empreendedorismo, feira de gastronomia afro-indígena, área de estética e cuidados, lançamento de livros; palco aberto, atrações culturais e musicais, um xirê de malungos especial na Lagoa dos Negros, na Serra da Barriga e outras ações. A programação completa será divulgada em breve.
Fonte: Assessoria