27 de outubro de 2023 10:28 por Da Redação
A ação do deputado Cabo Bebeto (PL/AL) contra o jornalista Marcelo Firmino, editor do site ÉAssim, segue repercutindo na sociedade alagoana, e na categoria. Além das manifestações em redes sociais e reportagens em sites de notícia, o jornalista recebeu a solidariedade de sua entidade de classe e de lideranças sindicais de outras categorias.
Em Nota Oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal) se manifestou em defesa do profissional, reafirmando sua credibilidade, honradez e independência jornalística.
Para a entidade, “a estratégia de assédio judicial tem sido uma ferramenta utilizada contra centenas de jornalistas em todo o país na tentativa de perseguir os profissionais da comunicação”. Por isso, o SindJornal se solidarizou com Marcelo Firmino, perseguido pelo deputado bolsonarista insatisfeito com a divulgação de sua aliança com o grupo governista na Assembleia Legislativa Estadual.
Veja a Nota Oficial:
O Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas vem a público se solidarizar com o jornalista Marcelo Firmino, que está sendo, mais uma vez, processado pelo deputado estadual Cabo Bebeto. O parlamentar questiona o teor de uma matéria publicada por Marcelo Firmino – com mais de 40 anos de experiência profissional. O Sindjornal repudia a estratégia de assédio judicial, que tem sido uma ferramenta utilizada contra centenas de jornalistas em todo o país na tentativa de perseguir os profissionais da comunicação.
Vale explicar o que o assédio não se dá apenas pela quantidade de ações movidas contra um jornalista ou veículo, mas, sobretudo, pela intencionalidade da ação judicial que é a de gerar silêncio, censura ou intimidação. Não podemos aceitar que os tribunais venham a ser utilizados de forma equivocada como uma arma contra a liberdade de imprensa e expressão, nem muito menos que sejam apontados como uma advertência aos jornalistas alagoanos – que confiam na força e isenção das instituições.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas