domingo 12 de janeiro de 2025

ABIH/AL apresenta dados do turismo alagoano nesta terça-feira (31)

O encontro acontece no Hotel Jatiúca, a partir das 15h30
Operadoras de turismo já apontavam Alagoas como um dos destinos mais procurados do país | Kaio Fragoso

Nesta terça-feira (31), a ABIH/AL irá apresentar o relatório do Datatur. Criada em 2019 pela entidade, a plataforma inédita tem o objetivo de apresentar importantes dados do turismo e da hotelaria, que contribui para a construção de políticas mais assertivas para o setor, além de subsidiar investimentos e auxiliar a tomada de decisão na elaboração de ações de desenvolvimento. O encontro acontece no Hotel Jatiúca, a partir das 15h30.

O Datatur tem a capacidade de apresentar diversos dados importantes que vão desde número de empregos formais, até quanto a atividade turística gera de impostos para o Estado e para o município de Maceió, e o quanto é investido de volta no setor. Todos os dados são coletados por meio de bases públicas ou fornecidas por entidades públicas ou fontes oficiais ligadas ao turismo. A plataforma considera apenas dados oficiais fornecidos por essas fontes. Dados sem comprovação, como número de empregos informais e outros, não são considerados no estudo por não haver fontes oficiais e confiáveis.

“O Datatur é um marco no turismo de Alagoas que passa a qualificar suas ações orientadas por dados (Data Driven) para apoiar as tomadas de decisões, tanto do trade como das entidades públicas, que são peças fundamentais no processo de crescimento do turismo”, destaca André Santos, presidente da ABIH/AL.

Segundo ele, tornar os dados acessíveis e compreensíveis é fundamental para começar a extrair valor e fortalecer, ainda mais, o turismo no Estado, por meio de ações direcionadas. “É muito importante para nós, empresários do trade e sociedade, ter um estudo do setor fidedigno, que reúna informações tão importantes e que possa aprofundar o conhecimento sobre o setor do turismo de Alagoas”.

Geração de riquezas

Segundo o Datatur, em 2021 existiam em média 33.062 empresas entre hospedagem e alimentação, que geraram mais de 25 mil empregos diretos. Outro dado interessante é sobre os impostos arrecadados. Em 2021 foram mais de R$ 560 milhões de ISS para o município de Maceió, e mais de R$ 1 bilhão de ICMS arrecadados de impostos pelas atividades turísticas, sendo a hotelaria a maior contribuinte.

Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

“Com essas informações podemos cobrar da gestão pública um maior retorno nas ações voltadas ao turismo e nos investimentos de promoção do destino,  já que, comprovadamente, geramos uma grande contribuição financeira para o Estado e para o município. Isso mostra a força do turismo dentro da fomentação da economia alagoana”, ressalta André Santos.

Raio-x

Plataforma inédita no Estado, o Datatur foi lançado em 2019 e serve como um raio-x do setor hoteleiro em Alagoas, uma espécie de censo da hotelaria, por meio do qual é possível saber questões como o perfil dos funcionários, a média salarial, impostos pagos, entre outras informações. Com esses dados em mãos, a ABIH/AL acredita que será possível criar estratégias mais direcionadas, além de nivelar, por exemplo, o salário pago pelo setor em cada região turística do estado.

Esse projeto, que tem o nome também de Observatório do Turismo, é realizado junto ao poder público e permite obter uma medida mais acurada e específica do Turismo na economia de Alagoas, contribuindo para obter uma visão ampla e realista de todos os stakeholders da cadeia turística de Alagoas.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *