3 de novembro de 2023 1:50 por Da Redação
Além do luto, as famílias que possuem entes enterrados no Memorial Santo Antônio, no bairro de Bebedouro, enfrentaram a dor do descaso e do abandono nesse Dia de Finados. Fechado para sepultamentos por causa do crime socioambiental da Braskem, a situação no local chega a ser macabra.
Túmulos violados, com restos mortais à mostra, muita sujeira e com a estrutura comprometida. Foi nesse cenário de filme de terror que as pessoas homenagearam os seus mortos nesse dia 2 de novembro. Assista:
“É uma luta contra o apagamento da nossa memória e existência, promovido a Braskem e o poder público com o descaso e desrespeito que denunciamos há três anos, quando o Cemitério Santo Antônio foi interditado pra sepultamentos devido ao crime socioambiental da Braskem”, diz nota do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB).
As famílias se sentem lesadas e estão exigindo que a Prefeitura de Maceió pague pelos danos materiais e morais referentes aos jazigos. Elas também querem que seja construído um novo cemitério, já que estas famílias estão impedidas de sepultar seus falecidos.
“O dinheiro pago pela Braskem pra Prefeitura pelos danos referentes ao Cemitério é pra indenizar a essas famílias e devolver a elas o equipamento público que servia a estas famílias que lhes foi suprimido e não pra outra finalidade”, conclui a nota.