terça-feira 22 de outubro de 2024

Pedra fundamental do centro de pesquisa da Embrapa em Alagoas será lançada nesta segunda (13)

Evento terá a presença do governador Paulo Dantas e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
Reprodução

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marcará o início da construção da sede do centro de pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas será realizada nesta segunda-feira (13). O evento, que terá a presença do governador Paulo Dantas e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, irá ocorrer no distrito de Saúde, em Ipioca, Maceió.

A nova sede da Embrapa ficará localizada onde funcionou a Companhia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas. O terreno foi doado pelo Governo do Estado. Em outubro, o governador Paulo Dantas recebeu no Palácio República dos Palmares a visita de representantes da Embrapa, que apresentaram o projeto arquitetônico do centro de pesquisa.

As obras têm previsão para ser iniciadas em janeiro de 2024. A Embrapa Alimentos e Territórios tem como missão gerar informações científicas e tecnológicas para agregar valor aos produtos alimentares brasileiros, em conexão com a demanda da sociedade, apoiando o desenvolvimento territorial.

O evento deve contar com a presença da bancada federal alagoana, que foi fundamental para as obras, com o aporte de recursos de emendas parlamentares na ordem de R$ 28,3 milhões. Também foram aportados recursos do Novo PAC, do Governo Federal, para complementar os investimentos para as obras e equipamentos de laboratórios.

Estão confirmados na cerimônia a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso Silva, dirigentes acadêmicos, institucionais e do setor privado, e autoridades políticas locais.

Foto: Agência Alagoas

Histórico

A iniciativa de criar a Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas é ainda de 2016, quando houve a identificação, por parte do Governo Federal, da necessidade da criação de um novo centro de pesquisa da empresa que fosse referência em soluções tecnológicas e sociais na temática dos alimentos.

O objetivo era agregar valor aos produtos agroalimentares, com ênfase nas áreas de alimentos saudáveis e funcionais, gastronomia e turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos territórios a partir dos alimentos tradicionais.

Reprodução

A efetiva criação do centro ocorreu em 2018, o qual já conta com 43 pesquisadores e técnicos em seu quadro de pessoal. Alagoas foi escolhida por ser este um dos poucos estados da federação que não possuem centro de pesquisa da Embrapa, e também pela necessidade de apoio a políticas públicas para a geração de renda e a superação da insegurança alimentar.

Alagoas possui agropecuária diversificada, com cadeias produtivas importantes, como as de leite, fruticultura, carnes, apicultura, grãos e mandioca, entre outros. A região produtora está estrategicamente localizada próxima a centros consumidores de grandes cidades, de relevantes regiões turísticas e também de portos para exportação, além da obra hídrica do Canal do Sertão.

Desta forma, o potencial de geração de empregos e renda também é elevado, e a presença da Embrapa no estado vem contribuir para fortalecer as políticas públicas e apoiar a agregação de valor aos alimentos.

Fonte: Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *