14 de novembro de 2023 9:16 por Da Redação
Apesar de algumas movimentações nos bastidores, o cenário para as eleições de 2024 em Maceió parece inalterado. A capital é a principal cidade em disputa pelas forças políticas do estado. Por enquanto, o prefeito JHC (PL) segue líder nas pesquisas de intenção de voto sem adversário que o incomode.
A oposição liderada por Renan Calheiros (MDB) – que não é candidato a prefeito – ainda apresentará um nome para concorrer à prefeitura.
O governador Paulo Dantas (MDB) tem surpreendido com o crescimento do seu nome em Maceió. A avaliação positiva de Dantas na capital é mais um ponto que a oposição terá no enfrentamento eleitoral contra o prefeito JHC.
O trabalho realizado pelo governo estadual nas comunidades, grotas e bairros periféricos garantiu bons resultados eleitorais no primeiro e no segundo turno das eleições de 2022. Paulo Dantas entendeu que a continuidade desse trabalho é o caminho mais curto para ter influência nos bairros de Maceió.
O ex-prefeito de Maceió e ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), atual vice-governador, é um nome que ajuda a somar na oposição. A avaliação de Lessa junto ao eleitorado continua positiva e, entre os funcionários públicos, é quem mais pode ter força numa campanha eleitoral.
O legado de Lessa junto ao funcionalismo público municipal e estadual é do governante que dialogava e que mais realizou concursos públicos na história recente de Alagoas.
A performance de JHC junto ao eleitorado continua inalterada, mas, como de fato o jogo ainda não começou, tudo ou quase tudo que se fala é especulação, conjecturas ou missa encomendada, como se fala no interior.
O fato concreto é que não há oposição estruturada em Maceió.
O PT anunciou o deputado Ronaldo Medeiros como pré-candidato a prefeito e nada aconteceu até o momento.