14 de novembro de 2023 3:26 por Da Redação
O governador Paulo Dantas (MDB) reuniu os partidos da sua base na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal para discutir o cenário político e estratégias para as eleições municipais de 2024 no interior de Alagoas e em Maceió. Estiveram presentes lideranças do PT, MDB, PDT, PT, PCdoB, PSD, PV, Republicanos e PSB.
Pelo PT, participaram do encontro o deputado federal Paulão, Ronaldo Medeiros, Gino César, Judson Cabral, Marcelo Nascimento e Ricardo Barbosa. Entre as lideranças também estiveram presentes o presidente do PCdoB, Naldo Freitas, o deputado estadual e presidente do PV, Sílvio Camelo e o deputado federal Luciano Amaral. Os três partidos (PT, PV e PCdoB) compõem a Federação Brasil da Esperança.
O vice-governador Ronaldo Lessa representou o PDT. O MDB foi representado pelos deputados estaduais José Wanderley e Alexandre Ayres, além do deputado federal Rafael Brito. O PSB por Paula Dantas e o Republicanos pelo deputado estadual Antônio Albuquerque.
O grupo de partidos que dão apoio ao governo estadual ainda não definiu qual será a estratégia a ser colocada em ação nas eleições municipais em Maceió. Os nomes cogitados, até o momento, são os deputados Rafael Brito e José Wanderley, do MDB, além do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, atual secretário da Infraestrutura do governo Paulo Dantas.
O governador Paulo Dantas, ao tomar a iniciativa de reunir as forças políticas (parte delas) que o apoiam sinaliza que pretende entrar na disputa pela Prefeitura de Maceió. Protagonistas importantes na costura e lançamento de um nome do grupo político terão que levar em consideração os senadores Renan Calheiros e Renan Filho. Ambos estiveram ausentes do encontro. O senador Renan Calheiros está se recuperando de uma cirurgia e o ministro Renan Filho teve compromissos em Brasília.
Na possibilidade de haver muitos candidatos a prefeito de Maceió, para evitar a pulverização de votos, a estratégia do grupo governista será a de concentrar esforços em um candidato que possa chegar ao segundo turno.
A candidatura da Federação encabeçada pelo deputado Ronaldo Medeiros será também outro nome da oposição ao prefeito JHC. Essa foi uma das linhas levantadas no encontro realizado ontem (13), no Palácio República dos Palmares.
Entre os petistas e os partidos da Federação, o deputado Ronaldo Medeiros não sofre qualquer restrição. “O petista cumprirá uma missão nas eleições de 2024”, avaliou um dirigente partidário que falou ao 082 Notícias.