A Universidade Federal de Alagoas é uma das instituições que integram a Coordenação Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude) e, a partir de 18 de dezembro, ofertará 16 vagas para o curso de pós-graduação gratuito e em modalidade híbrida. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de dezembro, por meio do por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e até o dia 19 de fevereiro de 2024.
Conforme o edital, podem se inscrever aqueles que tenham formação em Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, além de bacharéis em Educação Física e graduados em Saúde Coletiva conforme portaria nº 772/2018 que sejam portadores de diploma ou certificados emitidos por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção será realizada em conjunto com o Ministério da Saúde.
A lista completa com os documentos necessários para realizar inscrição no Profsaude pode ser vista no item 6 do edital disponível em anexo no final desta página. Ainda segundo o edital, as inscrições para as instituições associadas são exclusivamente on-line e não serão aceitos documentos impressos. No caso dos candidatos da Ufal, também será preciso apresentar, via Sigaa, uma cópia do título de eleitor, comprovante de quitação com a justiça eleitoral e, para homens, o comprovante de obrigações militares.
Sobre o processo seletivo
A seleção para o Mestrado Profissional em Saúde da Família será feita em três etapas: uma prova de conhecimentos com 30 questões de múltipla escolha onde só será corrigida a questão dissertativa daqueles candidatos que acertarem no mínimo 15 questões; análise do curriculum lattes e da proposta preliminar do trabalho e uma prova oral, que será conduzida com base nesta proposta de trabalho e no quanto os candidatos sabem sobre atenção, educação e gestão na Atenção Primária e na Saúde da Família.
Do total de vagas ofertadas, sete serão destinadas à ampla concorrência e oito para o sistema de ações afirmativas conforme resoluções nº 19/2021, nº 38/2021 e nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni), distribuídas da seguinte forma: duas para pretos e pardos, duas para indígenas, duas pessoas com deficiência e duas para pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis), refugiados ou assentados. A última vaga será destinada ao Programa de Capacitação Interna (PCI).
Informações adicionais
O resultado final deve ser divulgado em 21 de junho de 2024 e a matrícula institucional dos candidatos selecionados poderá ser realizada de maneira presencial no prédio da Faculdade de Medicina (Famed), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, entre 24 de junho e 25 de julho do mesmo ano. Já o início das aulas está previsto para o dia 5 de agosto.
Outras informações podem ser vistas no edital aqui ou em anexo no final desta página. Os interessados também podem escrever para: profsaude.al.selecao.t5@gmail.com.