Os amantes da boa música têm uma excelente oportunidade para ter contato com coros nordestinos. De 23 a 26 de novembro, a Federação Alagoana de Coros (FAC) traz para Alagoas o XXI Festival Nordeste Cantat, um encontro de coros que reunirá grupos de canto coral nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Pilar, com estimativa de público de 12 mil pessoas.
As cidades escolhidas para as atividades estão incluídas no Índice de Desenvolvimento Humano abaixo da Média e no Índice de Exclusão Social acima da Média, todos pelo IBGE, e no Projeto “Territórios da Cidadania”, do governo federal.
“O Nordeste Cantat é um Festival de caráter técnico-musical não competitivo, sem fins lucrativos, que este ano comemora sua 21ª edição consecutiva, tem como objetivo, divulgar e estimular a prática do canto coral no Estado de Alagoas, incentivando à criação de novos grupos. Será essencial para a reciclagem e o aperfeiçoamento técnico dos grupos. Nesta 21ª edição, a FAC faz alusão ao folguedo alagoano, através do Canto Coral, podendo os grupos participantes do Festival, apresentar peças relacionadas ao folguedo, como sugestão, não sendo obrigatória”, explica Moisés Victor, presidente da FAC.
Além das apresentações dos coros, o Nordeste Cantat promoverá uma oficina de canto coral, no dia 25 de novembro, a partir das 8h, na Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Praça Sinimbu, ministrada pelo maestro André Sousa, do Coro Jovem do Ifal.
A programação começa no dia 23, na Catedral Metropolitana de Maceió, às 19h30, com o Coro Infantil Santa Madalena Sofia, seguido pelo Coro Ponto de Luz (do Lar São Domingos), Projeto Thallita, Sindicanto, Canto Livre, Coro do Cesmac e Coro Jovem do Ifal.
No dia 24, também na Catedral Metropolitana de Maceió, se apresentam a partir das 19h30 os Coros Rugas de Ouro, Angelus, Contas e Cantos (do Tribunal de Contas de Alagoas), Corufal, Sinteal em Canto, Vozes de Coruripe, Prisma de Maceió, Coro do Poder Judiciário e Uncisal, Nossa Senhora da Apresentação (de Porto Calvo) e Juventude Arte do Recôncavo (Bahia). No Pilar, a programação será no cinema da cidade, às 19h30, com o Coral Infantil ONG Pilar Consciente e os coros Vida e Arte (Hospital Veredas) e Hebrews.
No dia 25, as apresentações acontecem à partir das 19h30, no Auditório Oscar Satyro, do Ifal Maceió, com os coros Coretfal, Carlos Gomes (Escola Estadual Cyro Accioly), Vida e Arte (Hospital Veredas), Vozes da Seduc (servidores da Educação), Jovem de Guaxuma (Igreja Adventista), Saúde em Canto (Secretaria Municipal de Saúde) e Hebrews. Também haverá apresentações em Marechal Deodoro, na Igreja de Santa Maria Madalena, a partir das 19h, com os coros Angelus, Vozes de Coruripe, Cantos e Contas, Coro do Poder Judiciário e Uncisal, além do Coro Juventude e Arte do Recôncavo (Bahia).
Dia 26 a música toma conta do Auditório Jorge Assunção, no Tribunal de Contas de Alagoas, a partir das 16h, com os coros Infantil de Santa Cecília, Vozes da ABCMI-AL, Embracanto, Life, Luz em Canto,Shekinah,Oficina do Ifal, Contas e Cantos.
Fonte: Assessoria