30 de novembro de 2023 10:09 por Da Redação
O clima é de alerta máximo em Maceió diante do risco iminente de colapso da mina nº 18, mantida pela Braskem no bairro do Mutange, em Maceió. Esse é mais um trágico desdobramento do maior desastre socioambiental em área urbana do mundo, causado por quase cinco décadas de exploração de sal-gema no subsolo.
Na tarde de hoje (29), o prefeito JHC decretou estado de emergência em edição extraordinária do Diário Oficial do Município e o governador Paulo Dantas anunciou a vinda da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico do Brasil à cidade para acompanhar a situação.
Nesta manhã, a Defesa Civil enviou comunicado por mensagem aos celulares cadastrados no serviço de alerta. O órgão emitiu aviso era para a possibilidade de subsidências e colapsos na região próxima ao antigo campo do CSA.
O comunicado orientava as pessoas a evitarem trafegar pelo local e a buscar local seguro devido ao risco de “Sinkhole” na área. Sinkhole é o nome em inglês para denominar vazios de superfície, ou seja, escorregamentos de terra que criam enormes crateras, levando para o seu interior tudo o que se encontra no diâmetro do vazio, incluindo ruas, casas e prédios.
Segundo o governador Paulo Dantas, as equipes da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico Brasileiro chegam ao estado ainda esta noite para acompanhar a situação de risco iminente de colapso da mina no Mutange.
“Conversei com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobre o agravamento do desastre causado pela Braskem em cinco bairros de Maceió. Solicitei o acompanhamento da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre o possível desabamento do teto da mina 18”, escreveu o governador nas redes sociais.
Dantas afirmou ainda que todos os órgãos vinculados ao Gabinete de Crise estejam de prontidão para agir e prestar assistência à população. “O Governo de Alagoas tem reiteradamente cobrado a Braskem para assumir verdadeiramente sua responsabilidade diante do maior crime ambiental urbano do mundo”, finalizou o governador.
Conversei com o ministro do Des. Regional, Waldez Góes, sobre o agravamento do desastre causado pela Braskem em 5 bairros de Maceió. Solicitei o acompanhamento da Defesa Civil Nacional e do Sistema Geológico Brasileiro sobre o possível desabamento do teto da mina 18. ⬇️
— Paulo Dantas (@paulodantasal) November 29, 2023
Prefeitura de Maceió decreta emergência
Já o decreto de JHC estabelece que, pelo quadro emergencial, todos os órgãos que integram a Administração Pública vão atuar conjuntamente, sob a liderança da Coordenadoria Executiva Institucional da Prefeitura de Maceió e da Defesa Civil Municipal, em ações de resposta ao desastre, principalmente no atendimento à população atingida, reabilitação das áreas atingidas e reconstrução do cenário.
“A Prefeitura de Maceió ainda autoriza a convocação de voluntários para reforçar as medidas e iniciar mobilizações, com campanhas de arrecadação de donativos e recursos junto à comunidade, para facilitar as ações de assistência e dar uma resposta rápida aos afetados”, explicou a Comunicação do Município.
Um ofício foi encaminhado à força-tarefa dos bairros afundados para comunicar sobre a iminência do desastre. Ela é composta por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPAL), Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE), além dos comandos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Equatorial Energia Alagoas e Algás. O funcionamento do Gabinete de Crise será permanente no sentido de monitorar a área afetada pela tragédia e tomar todas as providências necessárias.
Leia mais: Moradores do Pinheiro voltam a sentir o terror causado pela Braskem
Crime da Braskem se agrava cada vez mais, afirma Renan Calheiros
O senador Renan Calheiros chamou atenção para a gravidade do fato e disse que as consequências do crime da Braskem para a população se agrava cada vez mais. Ele afirmou ainda que é necessária a ajuda do governo federal ao estado.