Por Felipe Freitas, do Tecnoblog
O Google começou na sexta-feira (1º) a excluir contas inativas há mais de dois anos. Isso significa que seus arquivos ou emails em uma conta parada por todo esse tempo serão perdidos para sempre. No entanto, se você quer recuperar alguma coisa, ainda tem tempo de salvar os documentos desejados — mas precisa correr!
Se você possui uma conta que está quase no bico de corvo batendo dois anos de inatividade, basta acessar qualquer serviço do Google para evitar a exclusão dos seus dados e arquivos. Isso vale para o Google Fotos, YouTube, Gmail ou Drive. Lembrando que, como é uma nova política da empresa, você terá que entrar na conta constantemente antes de fechar 24 meses de inatividade — se não, já era.
Porém, feito esse “resgate” da conta, se você não a usa muito, pode apenas recuperar as informações e arquivos importantes (como imagens e vídeos salvos no Google Drive ou Fotos) e guardá-los em outros lugares — de preferência a conta que você mais usa, algum serviço de nuvem ou naquele dispositivo de armazenamento usado como backup, seja um pen drive ou HD externo.
Contas nunca usadas serão primeiras vítimas
@tecnoblog ‼️ O Google vai deletar contas que estão inativas por mais de dois anos! Assista ao vídeo e veja como manter a sua conta do Google ativa ???? #tecnoblog #google #contagoogle #googledrive #youtube #techtok #googlefotos ♬ som original – Tecnoblog
Ao anunciar a medida, o Google informou que o primeiro alvo seriam aquelas contas criadas mas nunca usadas. Assim, existe a possibilidade de que alguma conta sua com mais de dois ainda estar apta a ser logada.
Se você está lendo esse texto no dia 1º de dezembro, é melhor não perder muito tempo caso queira salvar a conta inativa ou verificar o que há nela.
Mas se você não se importa com essas contas não usadas, pode adiantar o processo e excluir você mesmo a conta do Google. Ou se prefere deixar que a big tech faça o trabalho, basta não fazer o login.