6 de dezembro de 2023 11:04 por Da Redação
Centenas de moradores dos bairros destruídos pela mineradora Braskem realizaram um grande protesto na manhã de hoje, na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias de tráfego da capital alagoana. Eles cobram providências por parte da empresa para sanar os graves problemas que resultaram da exploração de sal-gema em cinco bairros de Maceió.
Por conta da mineração, os bairros de Bebedouro, Bom Parto, Farol, Mutange e Pinheiro foram esvaziados, e correm risco de afundamento.
A manifestação fechou a Avenida Fernandes Lima, em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), por quase 2 horas. O trânsito ficou parado na direção do Centro. Dali, os moradores seguiram em direção ao Palácio Floriano Peixoto, sede do governo de Alagoas, com possibilidades de seguirem até a fábrica da Braskem, no bairro do Trapiche.
Organizada pelo Movimento Unificado de Vítimas da Braskem (MUVB), a manifestação tem como objetivo unir a população e cobrar das autoridades as medidas urgentes que precisam ser adotadas para minimizar as consequências do crime ambiental perpetrado pela Braskem, empresa do grupo Novonor.