A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizam, nesta quinta-feira (25), a primeira Meditação da Lua Cheia de 2024. O evento gratuito e aberto ao público inicia às 18h, no espaço Medita Maceió, próximo ao posto policial do Marco dos Corais, na praia de Ponta Verde. Qualquer interessado pode participar; é preciso apenas levar canga ou toalha.
Com o tema “Saúde mental enquanto há tempo”, a Meditação da Lua deste mês ressalta a campanha Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população. Nesta edição especial, a meditação contará com uma programação diversificada que visa promover benefícios para a saúde física e mental dos participantes, além de estimular a busca pela evolução pessoal e o autoconhecimento.
O evento inicia às 18h, com um momento de práticas holísticas, guiado pela assistente social Suely Nascimento, professora da Ufal. Às 18h40, o fisioterapeuta Geraldo Magela, professor da Uncisal, realiza um momento de relaxamento com exercícios de liberação de tensão e trauma. Às 19h30, a DJ Lyah Luk apresenta um set list de músicas meditativas que utilizam frequências vibracionais para promover efeitos positivos no corpo e na mente. O evento encerra às 20h, com a meditação guiada pelo psicólogo Jó Ferreira, professor de Mindfulness (meditação e contemplação) na Unima.
A edição especial da Meditação da Lua é fruto de uma parceria formada pelo Núcleo de Qualidade de Vida da Uncisal e da Ufal e o projeto Medita Maceió, com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural. “O Medita Maceió tem o objetivo de apresentar práticas meditativas, contemplativas e qualidade de vida”, explicou Jó Ferreira, idealizador do projeto. No dia do evento, ele irá realizar uma prática de Mindfulness que possibilite o acolhimento e o relaxamento a todos os participantes.
“A prática de meditação traz diversos benefícios à saúde, seja do ponto de vista físico, mental, espiritual e emocional”, destaca Perpétua Vilela, coordenadora do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho da Uncisal. Ela informou que a iniciativa, que está na segunda edição, tem o objetivo de levar a experiência da meditação ao maior número de pessoas.
A organização orienta, a quem quiser fazer parte da vivência, a usar roupas leves e confortáveis. Quem desejar pode levar seu próprio tapete de ioga, manta, toalha ou canga para forrar a areia da praia. Mesmo quem nunca meditou pode participar da prática, que é guiada e fácil para iniciantes.
Fonte: Assessoria