No próximo dia 16, é comemorado o Dia Mundial da Voz. Para marcar a data, as fonoaudiólogas e professoras da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Edna Morais e Vanessa Porto dão dicas sobre cuidados vocais que podem minimizar os riscos de problemas de saúde, sobretudo para quem usa a voz profissionalmente.
Conforme a fonoaudióloga e professora Edna Morais, o primeiro passo para evitar danos à saúde vocal consiste em se conscientizar sobre a importância da voz como um instrumento de trabalho. “A conscientização é fundamental para a preservação da saúde, porque implica na busca por melhorias, através de informações ou de profissionais”, cita.
Outro cuidado citado pela professora e fonoaudióloga está relacionado à alimentação. Segundo ela, deve-se evitar alimentos gordurosos e derivados do leite, como frituras e chocolate, antes de usar a sua voz profissionalmente. “Esses alimentos podem provocar refluxo e deixam a saliva viscosa”, explica Edna Morais.
De acordo com ela, é indicado que, principalmente, aqueles que usam a voz profissionalmente optem por consumir alimentos com propriedades adstringentes, como maçã. Além disso, ela recomenda que os profissionais se mantenham hidratados e que, sempre que possível, realizem a hidratação direta, que é feita por meio da nebulização.
Para a fonoaudióloga e professora Vanessa Porto, também é fundamental que aqueles que fazem uso da voz profissionalmente mantenham uma boa postura, que regulem o sono, que evitem gritos ou uso de um tom de voz acima do regular e que evitem o uso de sprays para a garganta. “São condutas simples, que podem ser adotadas por qualquer pessoa de forma preventiva”, destaca a fonoaudióloga.
Por fim, Vanessa Porto ressalta que os profissionais que utilizam a voz no dia a dia devem evitar usar roupas apertadas em regiões próximas ao pescoço e à cintura, porque o uso de roupas apertadas na cintura pode comprimir o diafragma, dificultando a respiração, que é fundamental para fala.
Curso de Fonoaudiologia
A Uncisal é a única universidade pública de Alagoas que oferece o curso de Fonoaudiologia. A instituição é considerada referência na área na região Nordeste e conta, atualmente, com programa de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado na área.
Treinamento vocal
A instituição oferece, por meio do projeto de extensão PROVOZ, programa Treinamento Vocal, que beneficia professores do ensino infantil ao universitário. O programa conta com conteúdo teórico, referente aos cuidados com a voz, à prevenção de transtornos, formas de ajuda e como identificar riscos para alteração na voz.
Os interessados podem se inscrever no programa por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/progrma-de-treinamento-vocal-para-professores. Os encontros acontecerão em ambiente virtual e ocorrerão durante oito semanas, a partir do dia 25 de abril. As atividades seguem até o dia 13 de junho.
Por Assessoria