Os eletrodomésticos são a segunda maior causa de acidentes no Brasil envolvendo eletricidade, segundo levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), divulgado em 2024. A máquina de lavar está na lista dos equipamentos que mais causaram acidentes fatais por choque elétrico em residências, seguido das geladeiras e carregador de aparelho celular.
Com o aumento de casos envolvendo acidentes de origem elétrica no estado, e preocupada com a segurança de seus clientes, a Equatorial Alagoas reforça as orientações sobre riscos e perigos da energia e como utilizar os equipamentos de forma segura.
Muitos dos acidentes ocorridos nas residências, poderiam ser evitados com adoção de medidas simples de prevenção. Para o executivo de Segurança, João Marcos Porfírio, é muito importante reforçar a atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados à tomada em ambientes úmidos ou molhados, já que a água é um condutor de eletricidade.
“A primeira orientação é jamais colocar as mãos dentro da máquina de lavar roupa, quando ela estiver ligada à tomada ou em uso, principalmente por ser um equipamento elétrico que possui contato direto com a água, o que potencializa o risco de choque elétrico. A orientação é colocar as roupas e sabão com o equipamento desligado e só quando tudo estiver pronto, iniciar a lavagem”, menciona o executivo.
“Outra dica é nunca utilizar equipamentos, como a geladeira ou máquina de lavar, com os pés descalços e ou quando o corpo estiver molhado.
Outro ponto importante é garantir o aterramento de todos os equipamentos elétricos, não utilizar os famosos ‘Ts’ ou benjamins, fios desencapados ou extensões improvisadas, além de evitar fazer o uso de equipamentos que não possuem certificação.
Equipamentos que garantem a proteção
Poucas pessoas sabem, mas o uso do Dispositivo Diferencial Residual (DR) nas instalações elétricas é obrigatório desde 1997, segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O dispositivo DR é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto. Sua principal função é proteger as pessoas de choques elétricos que podem ser causados por equipamentos conectados à rede elétrica.
Além disso, ele também identifica fugas de energia, ocasionadas por fios desencapados, má instalação de equipamentos ou até mesmo choques elétricos.
“É um equipamento acessível, que custa entre R$50 a R$200 e também é de fácil instalação, mas é necessária a contratação de profissionais habilitados para a instalação do dispositivo no quadro de disjuntores da residência”, explica.
Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, Equatorial orienta a desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede elétrica, na rua, também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento 0800 082 0196.
Por Assessoria