As Clínicas da Família, vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), oferecem diversas especialidades médicas e exames para a população alagoana. Localizadas nos bairros Jacintinho e Benedito Bentes, em Maceió, as unidades são referências e asseguram assistência qualificada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os alagoanos.
Os agendamentos das consultas acontecem após encaminhamento médico, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) de qualquer município e também por meio de distribuição de fichas nas próprias clínicas. Para ser atendido é necessário levar o documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os municípios podem também realizar diretamente estes agendamentos para os especialistas via Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), sem necessidade de consulta prévia com o médico clínico-geral das unidades.
A Clínica da Família do Benedito Bentes foi inaugurada em 24 de março de 2022. A unidade conta com angiologista, cardiologista, clínico geral, cirurgião geral, dermatologista, endocrinologista, geriatra, gastroenterologista, ginecologista, mastologista, nutricionista, oncologista, ortopedista, pneumologista, psiquiatra, psicólogo, reumatologista, urologista, pediatra e assistente social. Lá é possível fazer curativos, retirada de pontos e exames laboratoriais e de eletrocardiograma.
Já a Clínica da Família do Jacintinho foi entregue no dia 17 de maio de 2022, e conta com assistente social, dermatologista, mastologista, oncologista, psiquiatra, cirurgião, geriatra, nutricionista, pneumologista e endocrinologista. Lá também estão o ambulatório de hormônio de transição, e o Ambulatório HIV. A clínica oferece ecocardiograma, coletas de sangue para exames, Raios X e ultrassom.
O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca que as Clínicas da Família foram inauguradas com o intuito de melhorar a qualidade da assistência à população alagoana. “Nossa população era carente de diversas especialidades médicas e, com as Clínicas da Família, nós mudamos essa realidade. Nelas, a população tem acesso a uma saúde digna e consultas com diversos especialistas, além de exames e encaminhamentos”, salientou o gestor estadual da saúde alagoana.
Por Agência Alagoas